Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SERVIÇO

Saiba onde é feriado de Ascensão do Senhor na quinta-feira e o que abre e fecha

Sete municípios da região celebram a data ligada à fé cristã; algumas cidades transferiram a folga para a próxima sexta e segunda-feira; confira

Por Redação
Publicado em: 25.05.2022 às 07:00 Última atualização: 25.05.2022 às 07:55

Pelo menos sete municípios da região farão feriado nos próximos dias em alusão ao Dia da Ascensão do Senhor, celebrado nesta quinta-feira (26). Na liturgia cristã a ocasião representa a data em que Jesus Cristo subiu aos céus após a ressurreição na Páscoa. Embora seja celebrada entre católicos e protestantes, esta é uma celebração mais vinculada aos luteranos, que tem forte presença em diversas cidades da região.

Data é especialmente marcante para a comunidade luterana
Data é especialmente marcante para a comunidade luterana Foto: Arquivo/GES
A grande maioria terá o feriado na quinta-feira, como é o caso de Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo, Picada Café e Sapiranga. Entretanto, dois municípios deslocaram o dia de paralisação, como Gramado fazendo o feriado na sexta-feira e Araricá na segunda-feira. De maneira geral, nos municípios nos dias de feriado não haverá expediente público, ficando apenas atendimentos emergenciais e de Covid.

Celebrações

Classificada como uma data mais reflexiva, a Ascensão do Senhor marca um momento vital para a fé cristã. "É a data que marca o fim da obra terrena de Jesus", explica o pastor Marcos Schmidt, que atua na Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, em Novo Hamburgo. De acordo com ele, ao ascender aos céus, Jesus teria deixado a mensagem de que "o paraíso não está na Terra".

Schmidt explica que a data é um momento para que os fiéis reflitam sobre a prática do cristianismo. "Hoje os cristãos são o próprio Cristo, e cabe a eles viver o Cristo encarnado, sermos o Cristo na prática", explica ele ao defender que aos praticantes da fé cabe levar "a mensagem de amor."

A Comunidade São Paulo, onde o pastor atua, terá a tradicional celebração das quintas-feiras. Já, em outras comunidades evangélicas que não realizam cultos nas quintas, serão realizadas atividades na noite do dia 26 em comemoração à Ascensão.

Como ficam as cidades que têm o feriado

Novo Hamburgo - Serviços considerados essenciais prestados pelo Executivo Municipal permanecem inalterados. No caso, o Hospital Municipal mantém e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantêm o atendimento 24 horas. Os agentes da Guarda Municipal seguem atuando normalmente nas ruas. Em caso de emergência, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 ou 3524-8738. E no transporte coletivo os ônibus circularão com a grade de horários de sábado.

Araricá - O feriado foi transferido para a próxima segunda-feira (30). Os serviços essenciais serão mantidos.

Estância Velha - É feriado nesta quinta, mas o hospital, o Centro de Referência Respiratória (Centro Covid/Dengue) e a coleta de lixo funcionam normalmente.

Ivoti - A Prefeitura, escolas e postos de saúde não terão expediente nesta quinta-feira (26). Somente a coleta de lixo e o Pronto Atendimento Mais Vida funcionarão normalmente na data. O Pronto Atendimento atende das 9 às 21 horas. Na sexta-feira (27), as repartições retomam o funcionamento normal.

Sapiranga - Nesta quinta-feira, devido ao feriado municipal, alguns serviços terão alterações na cidade. Seguem normais os serviços essenciais de atendimento na UPA 24 Horas, já as Unidades Básicas de Saúde, Caps e Use estarão fechadas. A coleta seletiva funcionará normalmente no feriado. Já o Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Cempra), não terá atendimentos. As obras da cidade também não ocorrerão, exceto serviços urgentes em andamento. O funcionamento da Prefeitura retorna ao normal na sexta-feira, com atendimento ao público das 12h30 às 18h30.

Picada Café - Feriado nesta quinta-feira com expediente voltando ao normal na sexta-feira. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Joaneta estará fechada. Na UBS do Centro haverá atendimento apenas de urgência e emergência. Não haverá coleta de lixo.

Gramado - Na quinta-feira, data em que seria comemorado o feriado, a Prefeitura de Gramado funcionará normalmente. O feriado será realizado na sexta-feira (27), quando somente os serviços essenciais seguem mantidos.

Canela - A cidade tem feriado na quinta também, mas em celebração ao dia de Nossa Senhora do Caravaggio. Os serviços públicos municipais encerrarão seus expedientes nesta quarta-feira (25) e retornarão na segunda-feira (30). Os serviços essenciais de zeladoria dos prédios municipais, Corpo de Bombeiros, Parque do Caracol, Central de Informações Turísticas, Departamento de Serviços Urbanos, Departamento de Fiscalização, Fiscalização e Monitoramento de Trânsito, além do Cemitério Municipal, atenderão em sistema de plantão. A suspensão de expediente que se refere ao decreto não é válida para a Secretaria de Educação e os educandários estarão fechados na quinta-feira (26), feriado de Nossa Senhora de Caravaggio, seguindo com as aulas normais na sexta-feira (27).

Os serviços públicos

Novo Hamburgo - Serviços essenciais prestados pela Prefeitura permanecem inalterados. Em caso de emergência, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo 153 ou 3524-8738. Os ônibus circularão com horários de sábado.

Araricá - O feriado foi transferido para a próxima segunda-feira. Os serviços essenciais serão mantidos.

Estância Velha - É feriado nesta quinta, mas o hospital o Centro de Referência Respiratória e a coleta de lixo funcionam normalmente.

Ivoti - A prefeitura, escolas e postos de saúde não terão expediente. Somente a coleta de lixo e o Pronto Atendimento Mais Vida funcionarão normalmente na data.

Sapiranga - Seguem normais os serviços essenciais de atendimento na UPA 24 Horas. As Unidades Básicas de Saúde, Caps e a USE estarão fechadas. A coleta seletiva ocorre normalmente. Já o Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal não terá atendimentos. O funcionamento da prefeitura retorna ao normal na sexta-feira, com atendimento das 12h30 às 18h30.

Picada Café - A Unidade Básica de Saúde do bairro Joaneta estará fechada. Na UBS do Centro haverá atendimento apenas de urgência e emergência. Não haverá coleta de lixo. O expediente na prefeitura retorna na sexta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.