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Notícias | Região 10 ANOS DE TRENSURB

Bairros do entorno das estações registram desenvolvimento após chegada do trem

Testemunho do desenvolvimento após a chegada da Trensurb

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 05.07.2022 às 08:00

Inauguradas em de julho de 2012, as estações do Trensurb Rio dos Sinos e Santo Afonso marcaram a expansão do modal de transporte que se transformou na principal ligação entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre. Com as duas novas paradas, em São Leopoldo e Novo Hamburgo, respectivamente, os moradores da região mudaram a forma de se locomover entre as cidades. Além disso, o trem modificou a economia dos bairros onde chegou.

Trensurb completa dez anos em Novo Hamburgo
Trensurb completa dez anos em Novo Hamburgo Foto: Arquivo/GES
Dois anos após o começo das operações nas duas estações, três novas estações seriam inauguradas em Novo Hamburgo: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Com isso, a cidade se conectava de vez com a região metropolitana através dos trilhos. Em junho deste ano mais de 110 mil pessoas utilizaram o modal.

O ator hamburguense Artur Manoel de Oliveira, 79 anos, viaja com frequência para a Capital e outras cidades da região Metropolitana. Ele se mostra um entusiasta do transporte por trilhos. "Dá mais segurança, é mais rápido, além disso tira carros da rodovia", lembra, traçando um comparativo com os anos antes da presença do trem na cidade. Para o artista, que frequentemente viaja em busca de materiais para seu trabalho. "Novo Hamburgo tem muita coisa, mas não tem tudo, então para artesãos, por exemplo, é muito bom ter essa facilidade de ir a Porto Alegre em busca de materiais."

Artur Manoel de Oliveira, 79 anos, utiliza frequentemente o Trensurb para ir às cidades da região
Artur Manoel de Oliveira, 79 anos, utiliza frequentemente o Trensurb para ir às cidades da região Foto: Eduardo Amaral/GES Especial

Vizinhança

A presença da Trensurb impactou nos bairros no entorno das estações. "Antes isso aqui era um banhado, e as poucas casas que tinham eram de invasão. Além disso, o comércio era muito restrito, quase não existia", relata Marisiane Sanabria, 42, que junto do marido, Baltasar Castro Sanabria, 40 anos, administra um restaurante e lanchonete ao lado da estação Santo Afonso.

Marisiane e Baltasar expandiram negócio graças ao trem na Estação Santo Afonso
Marisiane e Baltasar expandiram negócio graças ao trem na Estação Santo Afonso Foto: Eduardo Amaral/GES Especial
A família natural de Bossoroca, no Noroeste do Estado, veio para São Leopoldo. Baltasar trabalhava com motorista quando o pai decidiu alugar o terreno para construir a lanchonete, que ele viria a administrar anos depois. "A chegada da estação melhorou 100% o comércio do bairro", lembra.

A mudança no cenário da Santo Afonso chama atenção para quem conheceu o antes e o depois. No dia em que a estação foi inaugurada ainda havia poucos estabelecimentos comerciais no local. Hoje o entorno é um bairro pujante, com os mais diversos tipos de negócios.

Além disso, Marisiane que também trabalha como enfermeira, destaca a facilidade que as novas estações deram a ela nos tempos de faculdade. "Era só entrar e ir rápido para a aula, a minha filha hoje trabalha em Novo Hamburgo, e também vai muito rápido", conta a moradora que testemunhou o desenvolvimento do bairro.

Logística

Presidente da Fenac, Márcio Jung, afirma que a estação ao lado da feira é hoje o principal diferencial para atrair eventos ao espaço. "A estação faz parte dos nossos discursos de venda. A Fenac virou icônica nesse sentido logístico", destaca ele, lembrando a facilidade para quem desce no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e pode vir para Novo Hamburgo apenas utilizando o trem.

A atração ao público também tem se tornado cada vez mais frequente, já levando os organizadores a pensarem uma nova logística para receber os visitantes dos eventos. "As pessoas estão cada vez mais utilizando o trem para vir aos nossos eventos, tanto que colocamos carrinhos elétricos para levar visitantes no estacionamento, porque sabemos que cada chegada do Trensurb é um grande público que chegará no evento."

Sonho de expansão não foi adiante

Com as facilidades que o trem proporciona, não demorou para que outras cidades tentassem levar o modelo de transporte para além de Novo Hamburgo. Em 2015 foi estudada a possibilidade de expandir a operação para as cidades de Sapiranga e Campo Bom. No entanto, este projeto não saiu do papel e hoje não há nenhum indicativo de que esse investimento possa ser feito para ampliar o trensurb.

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