Publicidade
Notícias | Região OPERAÇÃO CONJUNTA

Preso com meia tonelada de droga já tinha sido pego em violento assalto no Vale do Sinos

Leopoldense de 27 anos transportava maconha do Paraná para sítio em Dois Irmãos, onde três comparsas também foram capturados

Por Silvio Milani
Publicado em: 06.07.2022 às 22:47

Um morador de São Leopoldo de 27 anos, preso em outubro de 2017 por roubo a relojoaria em Nova Hartz com morte de uma adolescente, estava transportando 498 quilos de maconha pelo Vale do Sinos na manhã desta quarta-feira (6). Ele foi abordado quando chegava a um sítio no interior de Dois Irmãos, onde três comparsas aguardavam a carga. A operação, da Polícia Federal (PF), teve apoio da Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os nomes dos quatro presos não são informados por conta da Lei de Abuso de Autoridade.

A investigação apontava que um Peugeot 3008 branco, roubado há dois meses em Guaíba, faria entrega de expressiva quantidade de droga trazida do Paraná nesta quarta-feira. Uma equipe da BM avistou o carro no fim da manhã no Loteamento Kephas, em Novo Hamburgo, e passou a monitorá-lo. A SUV, que tinha entrado na cidade pela BR-116, tomou o rumo de Dois Irmãos por estradas internas e foi abordada na entrada de propriedade rural na Rua Jacob Boll, no bairro Travessão.

Arma turca

O motorista do Peugeot foi logo dominado, mas três homens que estavam no sítio saíram correndo ao ver a aproximação de motos e carros da BM, PRF e PF. Todos foram presos. Os tijolos de maconha estavam no banco traseiro e porta-malas do veículo, que trafegava com placas clonadas. O morador portava uma pistola calibre 9 milímetros de fabricação turca.

'Integração tradicional'

Os policiais apreenderam ainda na propriedade um rádio comunicador na frequência da BM, munições e telefones celulares. Outros três carros, mais velhos e em nome de suspeitos, foram recolhidos. Os presos e o material foram levados à Superintendência da PF em Porto Alegre. Os indiciados seriam encaminhados ainda ontem ao sistema prisional. “Essa integração policial é tradicional, com resultados efetivos para a segurança pública”, destaca o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva.

Propriedade tinha 50 galos de rinha

A investigação de tráfico internacional teve desdobramento ambiental. No sítio, os policiais encontraram 50 galos de rinha, muitos deles machucados. A suspeita é que a propriedade estava sendo usada como espécie de centro de logística da facção. O dono e possíveis locatários serão ouvidos.

Os presos

O motorista – O leopoldense de 27 anos já tinha antecedentes por tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, tentativa de homicídio, posse ilegal de arma de uso restrito, roubo a pedestre, furto em veículo e sete posses de droga.

O morador – Espécie de zelador com moradia no sítio, o hamburguense de 40 anos é o preso com menor histórico criminal. É acusado de ameaças, descumprimento de medida protetiva e lesão corporal.
O golpista – Flagrado na espera da droga, o catarinense de 28 anos parece conciliar o tráfico com golpes. Tem 13 indiciamentos por estelionato e ainda responde por furto e lesão corporal.

O experiente – O outro capturado tem 49 anos e extensa ficha corrida, que aponta tráfico internacional de drogas com conexões no Mato Grosso e Paraguai. Ainda possui acusações de ameaça, apreensão de objeto, furto qualificado em residência, homicídio culposo, porte ilegal de arma de fogo, receptação e violação de domicílio.

O caso de fuga e morte na RS-239

O motorista da Peugeot roubada se envolveu em violento assalto na tarde de 31 de outubro de 2017. Dois homens armados invadiram uma relojoaria no Centro de Nova Hartz, renderam funcionários e escolheram as joias mais valiosas. Roubaram também dinheiro e fugiram em um Onix vermelho, que foi abandonado ainda na cidade. Foram pegos por um Celta conduzido por uma menina de 16 anos, que passou a ser perseguido por várias viaturas da BM. Numa manobra brusca e ousada, o Celta desviou de um caminhão, subiu na calçada, quase atropelou um soldado e furou uma barreira. Nesse meio tempo, um bandido trocou tiros com brigadianos.

A perseguição foi até a altura da localidade de Areia Branca, na RS-239, em Parobé, onde o Celta, ao tentar furar outra barreira, foi para cima dos policiais. Novo tiroteio em alta velocidade. O carro acabou batendo em uma viatura e capotou. As joias roubadas ficaram espalhadas. Um revólver calibre 38, 10 gramas de maconha e três gramas de cocaína foram apreendidos. Um assaltante morreu na hora e a menor teve óbito confirmado à noite no hospital. Dois leopoldenses, entre eles o transportador desta quarta da maconha, foram presos em flagrante e soltos dois anos depois pelo Tribunal de Justiça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual