Publicidade
Notícias | Região CULTURA

Festival do Folclore toma conta de Nova Petrópolis

Evento segue até o dia 31 de julho e reúne espetáculos gratuitos para todos os públicos

Por Débora Ertel
Publicado em: 16.07.2022 às 15:36

Não é preciso andar muito por Nova Petrópolis para perceber que a cidade está repleta de sotaques diferentes. Nesta sexta-feira (15) teve a abertura oficial do 49º Festival Internacional de Folclore que segue até 31 de julho, repleto de atrações gratuitas para todos os públicos. Os espetáculos ocorrem na Rua Coberta. O evento reúne 51 grupos, sendo 28 locais, oito regionais, oito nacionais e sete internacionais. 

Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas com o espetáculo Sentimentos e expressões da nossa gente
Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas com o espetáculo Sentimentos e expressões da nossa gente Foto: Débora Ertel/GES-Especial
Neste sábado (16), as atividades começaram com Jogos Germânicos na modalidade de bolão de cordas e contaram com a participação de seis casais, sendo um representante de cada grupo folclórico. A expectativa é que o município receba mais de 200 mil pessoas.

O primeiro espetáculo do dia foi com a Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas, que trouxe para o palco o espetáculo Sentimentos e expressões da nossa gente. A história, contada por bonecos e repleta de música, abordou os preparativos para o nascimento do menino Jesus, tradição portuguesa presente no Nordeste do Brasil. Aliás, durante a semana, os artistas da Trupe visitaram escolas do município e ensinaram como confeccionar os bonecos.

Também teve apresentação da Escola de Educação Especial Sol Nascente - Apae de Nova Petrópolis. Entre as bailarinas estava a aluna Paola Lippert, de 19 anos, que faria sua estreia no evento. Mas antes de subir ao palco, ela fez questão de tietar a corte do Festival, formada pela rainha Maiara Marcon, pela 1ª princesa Tainara Blauth e pela 2ª princesa Thaís Paetzinger. As atividades da manhã foram encerradas pelo Ballet Folklórico Pumas, do México.

Turistas marcam presença
No Rio Grande do Sul desde 7 de julho, a família de Eudes Teixeira, 57, fez questão de visitar Nova Petrópolis e conhecer o Festival. Eles são moradores de Fortaleza, no Ceará, e visitam o território gaúcho pela primeira vez. “Tudo aqui é muito encantador. Com certeza vamos voltar, estamos gostando muito. A cidade é muito aconchegante e o clima é ótimo”, disse ele. A estudante Eulleane dos Santos Teixeira, 16, já pensa em mudar de endereço. “Estou pensando em me mudar e morar aqui no futuro”, disse.

De mais perto, o grupo a Associação Germânica Henrich Hacker, de Luzerna, encarou uma viagem de ônibus de nove horas para participar do evento. Eles saíram do Oeste de Santa Catarina às 22 horas de sexta-feira e chegaram em Nova Petrópolis às 9h30, depois de pararem pelo caminho. Conforme o presidente da entidade, Tiago Santos Lopes, 37, os bailarinos participarão do Welt Bier Fest, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, às 19 horas de sábado. Na manhã de domingo (17), o grupo de 31 pessoas retorna para Luzerna. “Estão todos ansiosos em participar, pois faz dois anos que não nos encontramos. É um momento de buscar conhecimento e integração”, comenta.

Já os comerciantes estavam animados com a movimentação de turistas, apesar do tempo nublado, que alternava entre chuva e aberturas de sol. A vendedora de flores e vasos Renata Schaefer, 52, confessa que se surpreendeu com a participação do público. “Por enquanto, está acima das expectativas. Nova Petrópolis recebe pessoas de vários estados e, para mim, esse é o melhor dos eventos”, ressalta.

Programação de sábado à tarde

  • 12h30 - Associação Cultural Maria Bonita - Ceará
  • 13h15 - Pasión y Arte - Paraguai
  • 14 horas - Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Infantil - Nova Petrópolis
  • 14h45 - Essência Estúdio de Dança, Danças Criativas Regina Nienow e ReFit Academia - Nova Petrópolis
  • 15h30 – DESFILE DE INTEGRAÇÃO – Avenida 15 de Novembro
  • 16h30 - Francine Maria Pessoa Romão - Ceará
  • 17h15 - Grupo Parafolclórico Vaingá - Pará
  • 18 horas - Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Feliz - Feliz
  • 18h45 - Volkstanzgruppe Edestein – Adulto - Nova Petrópolis
  • 20h15 - Ballerin Cia de Dança - Nova Petrópolis 
Primeiro finde

* Material que susi colocou que veio da assessoria no domingo

 O fim de semana foi de muito folclore e diversidade em Nova Petrópolis. A retomada presencial do Festival Internacional do Folclore, um dos mais expressivos eventos culturais da Serra Gaúcha, ocorreu em grande estilo. Grupos folclóricos do México, Paraguai, Alagoas, Ceará, Pará, Feliz e Nova Petrópolis brilharam no Palco da Diversidade do 49º Festival Internacional de Folclore no sábado (16) e domingo (17).

O público lotou a plateia para assistir as apresentações folclóricas e artísticas; o Desfile de Integração; a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, em que os grupos locais e visitantes trouxeram mensagens de paz, amor e esperança; os jogos germânicos de bolão de corda e pregar o prego; a Feira da Diversidade; a Praça de Alimentação e muito mais neste sábado e domingo.

No sábado, 16 de julho, as diferentes etnias presentes no maior evento cultural da Serra Gaúcha participaram do primeiro Desfile de Integração, que reuniu mais de 500 artistas. Distintas culturas desfilaram suas cores, ritmos, credos, expressões e movimentos pela Avenida 15 de Novembro. O público não poupou aplausos às evoluções artísticas apresentadas pelos folcloristas ao longo do trajeto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual