Botão de Assistente virtual

Consumo de vinho no País dobra em uma década, aponta pesquisa

Cerca de 36% da população adulta brasileira consome a bebida mensalmente, mesmo índice do mercado norte-americano

Reportagem: Francine Silva

Grupo Sinos 360 I Conteúdo especial

Em uma década, dobrou o número de consumidores de vinho no Brasil. De acordo com levantamento da Wine Intelligence, que analisa o setor vitivinícola no mundo, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta - se assemelhando aos números do mercado norte-americano. Em 2010, o percentual de consumidores era a metade. A pesquisa ainda revela que a preferência pela bebida feita a partir da uva ganhou destaque durante a pandemia: o Brasil saltou 12 posições e atingiu a 14ª colocação como mercado de vinho mais atraente em 2021, com 50 milhões de consumidores regulares de vinho.

Consumo de vinho no País dobra em uma década, aponta pesquisa
Consumo de vinho no País dobra em uma década, aponta pesquisa Foto: Vandré Brancão/GES

Conforme o sommelier Suedí Salvetti de Mellos, supervisor de segmento do Supper Rissul, a pandemia fez com que as pessoas aprendessem a tomar melhor o vinho. “Foi aquele momento onde elas fizeram experiências gastronômicas em casa e, com isso, aprenderam a consumir outros vinhos, aumentando o consumo de brancos e rosés”, observa.

Mesmo assim, Mellos salienta que o tipo mais consumido da bebida no Brasil é o vinho de mesa. Dos 2,8 litros per capita de consumo anual, 70% é relacionado a ele. Os outros 30% são de vinhos finos, entre importados e regionais. “Principalmente o vinho tinto, que ainda é o mais consumido no país, muito por uma questão de hábito”, explica.

No Rio Grande do Sul, no entanto, o consumo per capita chega a 7 litros por ano. “Mais alto que a média nacional, mas ainda longe do perfil europeu, como em Portugal, por exemplo, onde chega a 50 litros por ano.”

De acordo com a União Brasileira de Vitivicultura (Uvibra), o ano de 2022 segue mostrando que o mercado está aquecido. Se somada toda a venda em janeiro e fevereiro, foram 40 milhões de litros entre vinhos finos, espumantes e suco de uva - um aumento de 53% em relação ao mesmo preíodo do ano passado. A expectativa, segundo a entidade, é que o comportamento se mantenha em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos com o inverno.

 

Rótulo para cada ocasião

Cerca de 36% da população adulta brasileira consome  a bebida mensalmente, mesmo índice do mercado norte-americano
Cerca de 36% da população adulta brasileira consome a bebida mensalmente, mesmo índice do mercado norte-americano Foto: Vandré Brancão/GES

O vinho é considerado uma bebida carregada de ritual, em que a ingestão é apenas uma das fases da experiência. Além disso, cada tipo de uva combina com determinado alimento, permitindo uma explosão de sabor ao paladar. “É um mundo apaixonante, onde as pessoas vão degustando e querendo experimentar outros rótulos e outras uvas, pesquisando a história das vinícolas, das garrafas, dos países onde são fabricados”, compartilha Suedí. Em média, o consumidor brasileiro escolhe vinhos com faixa de preço de R$ 30. “Mas os mais veteranos já optam por rótulos com valor mais alto, justamente por querer experimentar outras uvas.

"Caminho do Vinho" vai até este sábado

Todos os anos, entre junho e julho, o Supper Rissul promove a campanha “Caminho do Vinho”, em que apresenta uma diversidade de rótulos em vinhos e espumantes, tanto nacionais quanto internacionais, com curadoria do sommelier Suedí Salvetti de Mellos. Neste ano, a promoção segue até este sábado, dia 30, quando os clientes podem aproveitar as ofertas. No site do Rissul, é possível escolher rótulos e filtrar por faixa de preços. Já no blog da rede, o consumidor pode navegar por diferentes receitas com sugestões de harmonização, inclusive com vídeos explicando o passo a passo. Confira, abaixo, uma dessas receitas.

Tortéi de moranga ao molho de funghi com shitake

Ingredientes:

500 gramas de tortéi com recheio de moranga
1 sachê de funghi seco
1 bandeja de shitake fresco
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de nata
1 cebola média
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de cúrcuma
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:


1. Ferva água com sal e cúrcuma. Quando ferver, acrescente o tortéi e deixe cozinhar por 10 minutos (ou até que ele suba). Retire da panela, passe água fria e reserve.

2. Hidrate o funghi por 10 minutos em água morna. Após esse tempo, retire a água, seque e corte em cubos ou tiras.

3. Aqueça a panela com o óleo e adicione alho e cebola picados, o molho shoyu e, por fim, o funghi e o shitake. Coloque sal e pimenta a gosto e refogue. Assim que os cogumelos estiverem cozidos, adicione o creme de leite, sempre cuidando para não talhar.

4. Sirva o tortéi dentro do molho, que deverá estar bem quente para aquecê-lo. Acrescente a nata e sirva.

Para finalizar, Use brotos ou um tempero fresco, como a salsa crespa.

Dica de harmonização:
Vinho Francês La Treile de Candale
Uva: Predominante Tempranillo
Região: Beaujolais

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Esporte

Torneio de Beach Tennis trará atletas do topo do ranking ITF para a região

Região
MERCADO

Ter o apoio de quem entende é a melhor receita para encontrar o imóvel desejado

Região
Turismo

Um domingo especial para conhecer os Caminhos de Lomba Grande

Região
PRODUTOS DE MARCA E PREÇO BAIXO

Rota de outlets é opção de compras no caminho para a Serra gaúcha

Região