Publicidade
Notícias | Região IMUNIZAÇÃO

Ainda é baixa a procura por vacinas das crianças na região

Autoridades alertam para a campanha, que segue até 9 de setembro. Já o Dia D de Vacinação será em 20 de agosto

Por Susi Mello
Publicado em: 10.08.2022 às 05:09 Última atualização: 10.08.2022 às 10:52

Municípios da região reforçam a importância da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação, que teve início na última segunda-feira (8), diante da baixa procura em todas as vacinas. A busca por quem ainda não procurou os espaços de saúde para se vacinar continua até 9 de setembro. Já o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será 20 de agosto.

Valentim recebeu a gotinha na terça, em Novo Hamburgo
Valentim recebeu a gotinha na terça, em Novo Hamburgo Foto: Diego da Rosa/GES
"Muitas doenças estão controladas exatamente graças a estas vacinas, e esta baixa incidência acaba gerando uma certa acomodação na população", salienta o secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel.

Reidel acrescenta que muitos adolescentes não fizeram as vacinas das faixas etárias para menores de cinco anos, mas que hoje podem ser administradas neste grupo, como a do sarampo, rubéola, caxumba, meningocócica ACWY, meningocócica C e HPV, por exemplo. "São vacinas importantes na proteção e o seu resgate torna-se fundamental."

Em Sapiranga, explica Marise Franzen, coordenadora das imunizações, nos últimos dois anos há queda nas coberturas vacinais, o que coloca em alerta para a reintrodução de doenças como sarampo, poliomielite e meningite. "Até o momento, em torno de 50 crianças foram vacinadas contra a poliomielite, número abaixo do esperado."

Em Novo Hamburgo

Mães que levaram seus filhos na parte da manhã na Casa da Vacina hamburguense reforçam a importância das doses. Valentim Otávio Domingues de Souza, 3 anos, foi com a mãe, a motorista, Marinês Domingues, 45, para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 e acabou recebendo também a de poliomelite. "É bom manter em dia. Acredito muito na vacina", declarou.

O mesmo reforçou a professora Danielle Paula Martins, 34, mãe da Melinda Martins Tonel, de 1 ano e três meses. A menina recebeu a vacina contra a pólio, tríplice viral, hepatite e influenza. "É fundamental que todo mundo entenda a necessidade das vacinas. Não é porque não se está mais circulando que vai deixar de vacinar."

Danielle levou Melinda ontem para vacinar contra a pólio
Danielle levou Melinda ontem para vacinar contra a pólio Foto: Diego da Rosa/GES

Onde se vacinar

Dois Irmãos - Nas UBS Bela Vista, São João, Travessão, União e São Miguel, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30, de segunda a sexta. Na UBS Centro, é nas segundas, terças, quintas e sextas, no mesmo horário.

Parobé - Nas UBS, de segunda à sexta, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h45. Na UBS Integração é das 8 às 20 horas.

Ivoti - Disponível de segunda a sexta na UBSs Central (8 às 17h), Jardim Panorâmico (8h às 11h30 - 13 às 17h), Jardim Buhler (8h às 11h30 - 13 às 17h) e Bom Pastor (8h às 11h30 - 13 às 17h).

Igrejinha - Na Vigilância em Saúde, ESFs XV de Novembro, Viaduto, Acácias, Pedro Ivan Sparrenberger e Vila Nova.

Estância Velha - Nos nove postos de saúde, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30.

Sapiranga - Das 7 às 13h na UBS Vila Irmã, das 7 às 18h nas ESF João Goulart, Morada São Luiz, Bairro Oeste e Vila São Paulo, e das 7 às 19h nas UBS Amaral Ribeiro, Centenário, São Luiz e Centro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual