Publicidade
Notícias | Região POLÍCIA

Cão vítima de maus-tratos em São Leopoldo morre durante atendimento veterinário

Animal havia sido resgatado pela Polícia Civil bastante machucado e desnutrido na quarta-feira (17); o outro cachorro que foi resgatado aguarda adoção responsável

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 19.08.2022 às 13:11 Última atualização: 19.08.2022 às 15:07

Um dos cães vítimas de maus-tratos resgatados pela Polícia Civil na tarde da última quarta-feira (17), em São Leopoldo, acabou morrendo durante atendimento veterinário na quinta-feira (18). Os dois cães haviam sido recolhidos de uma casa na Avenida Henrique Bier, no bairro Campina, por policias da 2ª Delegacia de Polícia (DP) leopoldense. Um homem de 53 anos, tutor dos animais, acabou preso. A Polícia chegou ao endereço após denúncias feitas à Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa).

Cão vítima de maus-tratos em São Leopoldo morre durante atendimento veterinário
Cão vítima de maus-tratos em São Leopoldo morre durante atendimento veterinário Foto: Polícia Civil/Especial
De acordo com o delegado Rogério Baggio, um dos cães resgatados, aparentemente com oito anos de idade, estava bastante machucado e desnutrido e morreu enquanto recebia tratamento em uma clínica particular da cidade. O homem responsável pelos cachorros foi preso em flagrante e conduzido até a delegacia para os procedimentos policiais. “Ele tem antecedentes por ameaça e lesão corporal. De acordo com a Lei 9.605/98, o crime que ele cometeu é inafiançável. Se condenado, pode cumprir pena de até cinco anos de reclusão, pagar multa e ter proibição da guarda”, explica Baggio.

O delegado conta que a morte de um dos cães não altera o andamento do inquérito. “Só enfatiza na questão dos maus-tratos, de que este animal foi tão maltratado que veio a óbito. Vamos juntar os laudos feitos pela Sempa e pela clínica particular que atendeu o cachorro e que comprovam os maus-tratos e a morte dele. Isso é uma prova de que houve exagero por parte do tutor, mas o crime pelo qual ele será responsabilizado segue sendo o mesmo, a mesma tipificação”, detalha Baggio.

A prisão do homem por maus-tratos aos animais aconteceu no mesmo momento em que a 2ª DP inaugurava seu cartório especializado na investigação deste tipo de crime. O espaço leopoldense configura como o 56º Cartório Amigos Dos Animais do RS. O selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais foi lançado pela Polícia Civil gaúcha em abril de 2021 e possibilitou a instalação dessas unidades especializadas por todas as sedes de Polícia no Estado. 

Outro cão resgatado está à espera de adoção responsável

O outro cão resgatado na residência do bairro Campina, que havia sido encontrado desnutrido e preso por uma corda de cerca de um metro, está sob responsabilidade da ONG Pata Santa. Segundo a presidente da entidade, Ana Paula Schmitt, o animal já passou por banho e avaliação veterinária e agora espera por adoção responsável.

“Ele ainda está muito magro, e por isso não está em condições de ser castrado, mas em 60 dias, quando estiver apto, terá a castração garantida pela ONG”, explica Ana Paula.

De acordo com ela, o cãozinho tem cerca de um ano de idade e pesa sete quilos. Interessados em adotá-lo podem entrar em contato diretamente com Ana Paula pelo telefone (51) 99227-4450 ou com o grupo por meio do Instagram @ongpatasanta.

Cachorrinho espera por adoção em São Leopoldo
Cachorrinho espera por adoção em São Leopoldo Foto: Acervo Pessoal

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual