Publicidade
Notícias | Região BOM PRINCÍPIO

Bom Princípio abre colheita da safra de moranguinhos de 2022

Evento também marca também os preparativos para a 19ª Festa Nacional do Moranguinho, marcada para ocorrer de 7 a 25 de setembro

Por Júlia Taube
Publicado em: 24.08.2022 às 16:35 Última atualização: 25.08.2022 às 10:05

Para marcar a abertura da safra do moranguinho 2022 em Bom Princípio, uma colheita simbólica foi realizada nesta quarta-feira (24). O local escolhido para dar início à temporada foi a propriedade da família Seidl, na localidade de Bela Vista e que mantém o cultivo da fruta há três gerações. Além disso, a oportunidade serviu também para divulgar o Censo do Morango, com um compilado de dados relativos à cadeia produtiva da fruta na cidade.


 Conhecida como a Terra do Moranguinho, o município tem hoje, de acordo com o censo, 1,035 milhão de plantas de morango em produção, com uma expectativa de colheita de aproximadamente 855 mil quilos da fruta. São, ao todo, 90 famílias que têm a fruta como uma de suas fontes de renda. Esse é o caso do casal Fabrício Seidl, 26, e Morgana Juchem, 22.

Responsável pelo manejo e produção dos morangos da família Seidl, Fabrício aprendeu desde cedo a apreciar a fruta. A produção do alimento teve início com seus avôs, José Ilmo Alles, 82, e Ivone Otília Alles, 81, donos da propriedade onde estão as estufas, e com seus pais, Satir Ernesto Seidl, 56, e Rejane Seidl, 55. "É muita felicidade e muita gratidão à eles por terem começado nesse segmento. Hoje a gente tem orgulho de continuar produzindo essa fruta que é a mais gostosa que há", enfatiza o jovem produtor.

São aproximadamente 40 mil pés da fruta na propriedade, no qual cada um produz em média um quilo de morango, como explica Morgana. Para esta safra, as expectativas são boas e de esperança que a colheita seja bastante produtiva. “Os pés estão todos bem carregados. A expectativa é que a gente chegue no número 50 mil quilos nessa safra”, conta Fabrício. Sadir, que também é responsável pelo comércio do alimento, diz que na são produzidos pela família morangos das espécies San Andreas e festival.

De acordo com o prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, o morango é a essência da cidade e é por meio dele que a cidade é reconhecida em nível nacional. Ele diz que a produção ocorre durante todo o ano, devido a tecnologia do sistema hidropônico, mas este período do ano é a época em que as condições climáticas são propícias para o sabor único dos morangos bom-principienses. "O lançamento da safra ocorre sempre em agosto porque a Festa Nacional do Moranguinho é em setembro. Esse é o auge da produção do morango, de agosto até novembro", enfatiza.

Preparativos para a 19ª Festa Nacional do Moranguinho

O ato, que contou com a presença de autoridades e produtores da região, representou também os preparativos para a 19ª Festa Nacional do Moranguinho, marcada para ocorrer dos dias 7 a 11, 16 a 20 e 23 a 25 de setembro. Entre os espetáculos desta edição, além dos shows nacionais, atrações nativistas, o Circo Tholl e uma festa para toda a família estão como uns dos seus diferenciais. De acordo com o presidente da festa, Bernardo Oliveira Rodrigues, serão mais de 200 expositores em toda a festividade que enaltecem o grande protagonista do evento: o morango. “A arena de shows é uma estrutura de 40x80, cabe 18 mil pessoas embaixo do local. Então, se chove ou se faz frio, todos estão muito bem acolhidos e muito bem confortáveis para assistir os espetáculos, assim como é dentro do parque municipal”, diz.

Para a arquiteta Liege Baumgratz, que auxilia no desenvolvimento decorativo e de layout da festividade, a expectativa é bastante grande. Ela enfatiza o trabalho de divulgação que vem sendo feito junto às soberanas do evento, as princesas Carolina Rockenbach Schneider e Cris Helen Vogel, e a rainha, Júlia Nicoli Reichert. “A gente sabe que vai ser uma grande festa, tanto com estrutura, com montagem e com a programação”, destaca ela.

Na última edição do evento, que ocorreu em 2019, foram comercializados cerca de 18 mil caixas de morango in natura. Rodrigues conta que todas as famílias da cidade que produz a fruta ajudam a abastecer o evento. “As caixinhas de moranguinho que o público encontra tradicionalmente para vender no mercado, poderão ser adquiridas dentro da Festa”, finaliza.

Censo do Morango destaca qualidade da fruta

Por meio de uma iniciativa entre a prefeitura de Bom Princípio, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Comissão Organizadora da 19ª Festa Nacional do Moranguinho, o Censo do Morango foi divulgado durante a abertura da safra. O documento é o primeiro que constata dados sobre a produção de morangos em Bom Princípio.

Conforme as informações registradas no censo, o alimento gera cerca de 230 empregos diretos no município. Das 35 mil plantas em produção, 77% das mudas são nacionais e as importadas somam 19%, sendo 7% da Espanha, 6% Argentina, 6% Chile e apenas 4% delas são da própria localidade. A declaração ainda aponta que dos agricultores familiares, 56% são homens e 44% são mulheres.

A espécie mais cultivada no município é a San Andreas, seguida pela Albion, Fronteiras e Camarosa. Em quinto lugar está a cultivar Festival, correspondendo a 3,1% das plantas. Já sobre o sistema de produção utilizado, o documento aponta como principal é o cultivo suspenso em substrato, em que consiste em uma estrutura de proteção alta e recebe toda fertilidade via irrigação por gotejamento. O outro sistema é o cultivo em solo com mulching plástico, protegido através de estruturas denominadas estufins, o cultivo no solo e que é responsável por abrigar 24% das plantas de morango de Bom Princípio.

O morango produzido pelos produtores locais são, em sua maioria, destinados ao in natura. Cerca de 85,5% da produção do morango da cidade são escoados para as mais diversas regiões do Estado, sendo 14,7% do morango entregues direto do produtor para supermercados de outras regiões; 34,4% são levados da propriedade direto às Centrais de Abastecimento (Ceasa), tanto de Porto Alegre, quanto de Caxias do Sul, e 36,3% são vendidos a terceiros que abastecem supermercados de regiões metropolitanas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual