Publicidade
Notícias | Região INVESTIGAÇÃO

Centro de Desmanche de Veículos de Sapiranga é alvo de operação contra falsos roubos de carros de luxo

Seis pessoas foram presas nesta quinta-feira. Mandados judiciais também são cumpridos em Imbé, Porto Alegre, Palmares do Sul e Júlio de Castilhos

Por Redação
Publicado em: 01.09.2022 às 12:02 Última atualização: 01.09.2022 às 12:03

Seis pessoas, entre elas um despachante, foram presas e diversos mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Sapiranga, Imbé, Porto Alegre, Palmares do Sul e Júlio de Castilhos nesta quinta-feira (1º).


No município do Vale do Sinos, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em um Centro de Desmanche de Veículos (CDV), em conjunto com a corregedoria do DetranRS. Durante a ação desta manhã, a Polícia Civil apreendeu dinheiro em espécie, uma arma de fogo, munições e placas e documentos veiculares sem procedência.

Crime descoberto há três meses

A investigação começou há três meses quando um homem foi preso na capital. Com ele, a Polícia encontrou dois carros de luxo, uma BMW X5, avaliada em 269 mil reais e um GM Trailblazer, avaliado em 226 mil reais. Os dois veículos estavam com placas clonadas e tinham sido feitas falsas comunicações de roubo/furto deles na Polícia. Os automóveis estavam escondidos no interior do condomínio onde o homem morava. Um terceiro veículo de luxo, ainda com as placas originais, foi achado no local.

A partir desta prisão, a Polícia descobriu um esquema criminoso orquestrado pelo homem. Segundo a investigação, ele orientava proprietários de veículos de luxo a registrarem falsas comunicações de roubos desses carros na Polícia. Após o registro, o investigado efetuava a clonagem e escondia esses veículos em sua residência. As falsas placas eram encomendadas de um despachante da capital, alvo de mandado de busca e apreensão nesta quinta.

Com o golpe, um "laranja" recebia o benefício da seguradora do veículo, devido ao roubo registrado na Polícia Civil. Os envolvidos responderão pelos crimes de falsa comunicação de crime, estelionato, associação criminosa, adulteração de sinais identificadores e receptação.

Carro de luxo escondido em CDV de Sapiranga

Uma moradora de Júlio de Castilhos cometeu o mesmo crime em junho deste ano. A mulher fez uma falsa ocorrência de roubo e afirmou que seu Porsche, avaliado em R$ 286 mil, havia sido roubado por três suspeitos armados em Porto Alegre. Porém, a Polícia identificou que o veículo em questão não se encontrava na capital no dia do fato alegado por ela. Dias antes, o rastreador instalado no carro havia parado de emitir sinais no interior do CDV de Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual