Publicidade
Notícias | Região SEGURANÇA

Campo Bom forma a primeira turma da Guarda Municipal nesta sexta-feira

Evento solene aconteceu no Teatro do Cei. A partir deste sábado (3), 25 agentes iniciam os trabalhos pelas ruas da cidade

Por Carla Fogaça
Publicado em: 02.09.2022 às 21:25 Última atualização: 02.09.2022 às 21:42

Campo Bom realizou no noite desta sexta-feira (2) a solenidade de formatura da primeira turma de Guardas Civis Municipais (GCM), no Teatro do Cei. Dos 31 agentes formados, 28 participaram do evento. A partir deste sábado (3), 25 guardas estarão pelas ruas da cidade reforçando a segurança enquanto os outros seis aguardam o chamamento. 


Para o prefeito Luciano Orsi, o momento é importante para todos os campobonenses. "Defendi, desde o início da minha gestão, atendendo aos anseios da comunidade, a implantação de um órgão de segurança pública a nível municipal, pois, sempre digo, é no município que as coisas acontecem", afirma. "O projeto foi construído com transparência e responsabilidade a fim de melhor servir à população", destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara.

O município, até então, contava apenas com Fiscais de Trânsito, que segundo Rosalino, agiam na fiscalização e na segurança viária, mas também acabavam supervisionando as questões gerais nas quais envolviam a segurança pública. “A Guarda Municipal vai um pouco além. Também é capacitada para o atendimento viária, mas irá trabalhar com foco na segurança do cidadão campobonense e da população flutuante”, explica.

Atuação em todos os bairros

Segundo o diretor da GM de Campo Bom, Emerson Edinei Lopes, a Guarda atuará na proteção da população, prestando e garantindo o atendimento às ocorrências emergenciais, atuando também na prevenção da violência e na pacificação de conflitos. "Os agentes estão prontos para desempenhar o papel para o qual foram convocados. Todos os guardas formados passaram pela avaliação da Polícia Federal para o porte institucional de armas”, acrescenta Lopes.

“Formar a primeira turma de Guardas Municipais é um grande desafio. Sou Guarda Municipal de carreira há trinta anos em Novo Hamburgo e conheço a dinâmica de trabalho desta corporação. Vim a convite do prefeito Luciano e do secretário de Segurança e Trânsito, para dar um norte para esta corporação e poder contribuir através do meu conhecimento com as demais agências de segurança atuantes no município, no intuito de trabalharmos juntos”, destaca Lopes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual