Botão de Assistente virtual

Processo de emagrecimento depende de trabalho multidisciplinar voltado à saúde

O sucesso da reeducação de hábitos saudáveis - e a eliminação dos quilos indesejados - passa pela atuação integrada de médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos

Conteúdo especial | Núcleo 360

Para a maioria das pessoas, emagrecer não é um processo fácil. Aquele ditado de que é “só fechar a boca” não representa a realidade de muitas pessoas. Afinal, criar ou retomar hábitos saudáveis exige esforço, determinação e um ambiente que incentive essa mudança. Segundo o médico Eduardo Brum, a falta de amparo profissional pode provocar uma série de frustrações - inclusive criar a falsa sensação de que estar de bem com o corpo é algo inalcançável. “Foi pensando nisso que criamos o programa Saúde Fibra, que reúne as expertises do médico, do nutricionista e do educador físico num objetivo específico traçado em comum acordo com o paciente”, destaca.

O médico Eduardo Brum (à esquerda da foto) acompanhando da consultora Luana Taques, da nutricionista Bárbara Yado e do educador físico Martin Seidl.
O médico Eduardo Brum (à esquerda da foto) acompanhando da consultora Luana Taques, da nutricionista Bárbara Yado e do educador físico Martin Seidl. Foto: Vandré Brancão/GES-Especial

Foi a partir da experiência pessoal que o médico hamburguense resolveu realinhar a carreira. Ortopedista de formação, Brum se debruçou sobre a nutrologia após se ver com mais de 100 quilos, fumante e propenso a desenvolver doenças relacionadas aos maus hábitos. “A partir da perda de um grande amigo para um tumor, caí em mim e comecei a questionar o tipo de vida que estava levando. Comecei a mudar hábitos aos poucos, levei seis meses para parar de fumar, consegui eliminar 20 quilos, mas senti muito a dificuldade de não contar com uma equipe multidisciplinar em um só lugar”, conta, ao lembrar da “peregrinação” de consultório em consultório para ter todos os atendimentos.

Hoje, Brum está à frente da Fibra Nutrologia Esportiva, localizada no Centro Clínico Regina, em Novo Hamburgo. Além das consultas de rotina, o médico criou o Programa Saúde Fibra, que oferece ao paciente assistência integral em todas as esferas que envolvem o processo de emagrecimento. “Contamos também com psicóloga para aqueles casos de distúrbio alimentar como anorexia, bulimia ou compulsão”, ressalta.

No programa, o paciente é acompanhado pelo médico, que o examina, estuda o histórico familiar, as possíveis comorbidades e trata o que compete à área médica. Da mesma forma, o nutricionista elabora uma dieta de acordo com os apontamentos do médico e os objetivos do paciente. O educador se une ao trabalho dos dois profissionais e auxilia na parte motora e de condicionamento físico. “É um trabalho integral, global e individualizado. Uma medicina voltada à saúde e à longevidade”, afirma Brum. 

Programa é dividido em três fases

O médico Eduardo Brum é o responsável médico pelo programa Saúde Fibra
O médico Eduardo Brum é o responsável médico pelo programa Saúde Fibra Foto: Vandré Brancão/GES-Especial

O Programa Saúde Fibra é composto por três fases distintas. A primeira, focada no emagrecimento. A segunda, no ganho de massa muscular. A última, na lapidação e aperfeiçoamento estético. “Desta forma, o paciente pode começar desde a primeira fase, que é a eliminação de gordura, ou mesmo chegar na terceira fase, depois de já ter passado por um processo de reeducação”, explica.

Com isso, a clínica atende tanto aquelas pessoas que querem mudar de estilo de vida como também aquelas que já estão com o processo em andamento. “Cada fase dura cerca de quatro meses, mas depende do objetivo de cada paciente. Trabalhamos com medicina baseada em evidência, com planos individualizados, respeitando o corpo de cada pessoa e buscando sempre a saúde e a longevidade”, reitera o médico Eduardo Brum.

Saiba Mais

O paciente que procura a Clínica Fibra é atendido por uma consultora de saúde, que realiza o exame de bioimpedância e explica como funciona o programa Saúde Fibra.

Após esse primeiro contato, o paciente marca a consulta de nutrologia com o médico Eduardo Brum, que o examina e solicita os exames necessários.

Antes mesmo da segunda consulta, o paciente já é encaminhado para o nutricionista e o educador físico, que já elaboram a dieta e o plano de atividades físicas.

Todo esse trabalho é realizado em conjunto pelos profissionais, que compartilham o prontuário do paciente. Quando necessário, também há o apoio de psicólogos especialistas em distúrbios alimentares.

Além das consultas com os especialistas, o paciente conta com um aplicativo que permite contato direto aos profissionais para dúvidas e orientações. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Turismo

Um domingo especial para conhecer os Caminhos de Lomba Grande

Região
PRODUTOS DE MARCA E PREÇO BAIXO

Rota de outlets é opção de compras no caminho para a Serra gaúcha

Região
ESPECIAL

De situações de rotina a serviços de urgência: a importância do porteiro em condomínios

Região
ESPECIAL SEMANA DA ÁGUA

Esgoto tratado tem impacto na saúde e na economia

Região