Publicidade
Notícias | Região Homenagem

Ernani Reuter recebe medalha na Assembleia Legislativa

Homenagem ao empresário reuniu família, amigos e autoridades nesta terça-feira

Por Susi Mello
Publicado em: 06.09.2022 às 21:56

O empresário Ernani Reuter, emancipacionista de Campo Bom, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Dois Irmãos, colaborador de entidades sociais e filantropo, recebeu nesta terça-feira (6) a medalha da 55ª Legislatura, em solenidade na Assembleia Legislativa. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Issur Koch, foi marcada pela emoção do homenageado de 88 anos, que foi prestigiado pela família, autoridades políticas, empresários, companheiros do Lions e amigos.

Homenageado Ernani Reuter (ao centro) acompanhado da família e do deputado Issur
Homenageado Ernani Reuter (ao centro) acompanhado da família e do deputado Issur Foto: GUSTAVO RUBERT/AL

Após receber a medalha de Issur, "seu Ernani", como é chamado por todos, destacou que todo ser humano ao nascer, tem atribuída uma missão. "Como não sei qual é a minha missão, procuro fazer tudo da melhor forma possível e tudo que está ao meu alcance para corresponder à minha missão", frisou.

Ele recordou a expressão de um grande amigo seu, Agostinho Cavasotto. "Ele me disse anos atrás: 'quando ocupo um cargo, eu procuro desenvolver da melhor forma possível para que o meu sucessor se orgulhe de ocupar esse mesmo cargo'. É um lema interessante e um princípio de vida."

O homenageado ainda destacou seus princípios, como saúde, preparação moral e ética, espiritualidade, atendimento à família, atenção aos trabalhos profissionais, atenção à comunidade e parte social.

"Entendo também que as empresas e empresários têm o dever com assuntos relacionados com a comunidade através de associações, sindicatos e outras entidades. É importante essa atividade e não esperar que os outros o façam para depois usufruir os benefícios", frisou em seu breve discurso.

Ao final, quando agradeceu a distinção proposta pelo deputado, com a aprovação dos demais parlamentares, salientou o que pretende fazer. "Continuarei sendo o mesmo Ernani que fui até aqui. Somente com uma diferença provocada pela passagem do tempo: vou proceder e agir com as energias que tenho e não as que gostaria de ter."

"Um gigante", define Issur

"Entregar a Medalha da 55ª Legislatura na data de hoje a Ernani Reuter é reconhecer aquele que, anonimamente, faz o bem sem olhar a quem há mais de oito décadas", destacou o deputado Issur Koch em seu pronunciamento, onde definiu o homenageado como "um gigante" e com a qualidade de humildade. Ele salientou a trajetória do homenageado. "Confesso a vocês que reunir as informações para tentar definir nosso homenageado foi a confirmação de tudo aquilo que já sabíamos: Ernani Reuter é um gigante", disse.

Issur lembrou o legado no setor empresarial, contribuindo para a geração de riquezas e inúmeros postos de trabalho, sua contribuição e participação, seja na Apae, em hospitais, entidades filantrópicas, na educação e na cultura, além de incontáveis obras sociais. "Muito provavelmente, jamais saberemos as inúmeras vezes que, anonimamente, seu Ernani colaborou em obras da igreja ou com alguém que pediu sua ajuda", frisou.
O deputado deu destaque a atuação na ACI. "Ernani Reuter deixou uma marca indelével na vida da ACI e de seus colaboradores. Não é exagero afirmar que existe uma ACI antes e uma ACI após Ernani Reuter."

A contribuição para o setor calçadista, como empresário e membro atuante de entidades, assim como sua participação para formação da Universidade Feevale, da Fenac, da Fundação Cultural de Campo Bom, do Consepro ou da Fundação Semear, foram lembradas. "Trabalhar para o bem. É isso que Ernani Reuter faz há 88 anos. E nós, aqui no parlamento gaúcho, queremos destacar essa história e dizer em nome das milhares de pessoas que foram impactadas por sua atuação em todos os setores da sociedade gaúcha: muito obrigado, seu Ernani Reuter", finalizou.

Presidente da ACI reforça legado

Presidente da ACI, Diogo Leuck, parabenizou o homenageado em nome dos mais de 1 mil associados, colaboradores e demais entidades que representou. "Na ACI, o senhor deixou um legado, talvez um dos maiores legados dos nossos mais de 100 anos de entidade. Na sua gestão foi construído o nosso prédio, na galeria ACI, no Centro de Novo Hamburgo e, mais que isso, o senhor deixou um legado de institucionalização e representatividade, de carinho, de amor nas nossas fundações, como a Semear. Tem que ter muito ferro naquela parede para sustentar a sua imagem de presidente", destacou.

Presenças

A homenagem foi acompanhada pela esposa, Lilian Reuter, pelos filhos Eliana Reuter, Rosane Reuter Schell e Daniel Reuter,  e também pelos genros Luiz Ricardo Bohrer e Geovane Delmar Schell, a nora Jucelma Reuter, os netos com as esposas Gustavo Reuter Bohrer (esposa Carine Reuter Bohrer),Bruno Reuter Bohrer (esposa Lisandra Lages Boher) e Diego Reuter Schell. A neta Vivian, que mora fora do País, acompanhou a solenidade pela Internet.

Entre as autoridades presentes na homenagem estavam o presidente do PP, Celso Bernardi e o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, vereadores campo-bonenses, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, o fundador do Grupo Sinos, Mario Gusmão, entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual