Publicidade
Notícias | Região HÁ 50 ANOS

Morador de Novo Hamburgo participou da celebração aos 150 anos da Independência do Brasil em São Paulo

Nilo Hahn desfilou na Avenida Paulista em 1972 durante o sesquicentenário da emancipação do País

Por Júlia Taube
Publicado em: 06.09.2022 às 17:10 Última atualização: 07.09.2022 às 10:27

Há 50 anos, no dia 7 de setembro de 1972, o hamburguense Nilo Hahn, 75, participava do desfile em comemoração ao sesquicentenário da independência do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Hahn, na época com 25 anos, fazia parte dos 379 alunos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) que foram convidados para compor o evento.


Cabo da aeronáutica, Hahn servia à base aérea de Canoas quando passou para a EEAR, localizada em Guaratinguetá (SP, em fevereiro de 1972 e onde ficou até dezembro de 1973, quando formou-se especialista de controlador de voo. Ele lembra com carinho do desfile cívico que marcou os 150 anos da emancipação do País e guarda como recordação fotos daquele dia. “Fomos convidados pelo presidente da época, Emílio Garrastazu Médici, para participar daquele enorme desfile. Nós não fomos os únicos. Teve mais gente de todo o Brasil representando o evento simbólico”, conta.

De acordo com Hahn, o sentimento era de felicidade naquela quinta-feira de 7 de setembro. “Nós, quando ficamos sabendo que participaríamos efetivamente deste desfile, houve exaustivamente treinamentos no asfalto às tardes. Fomos treinados e comprovadamente aceitos pela chefia que nos autorizou a participar”, relata. Ele ainda acrescenta que o evento foi grandioso. "Pessoas de todo o Brasil se deslocaram para São Paulo. Foi algo estupendo. A gente se vibrava. Foi um orgulho extrapolado”, relata ele.

Recordações de Nilo Hahn da EEAR
Recordações de Nilo Hahn da EEAR Foto: Júlia Taube
Sempre acompanhando os desfiles cívicos, Hahn serviu à Força Aérea Brasileira durante 31 anos. O militar diz que se sente muito grato e privilegiado por ter a oportunidade de vivenciar o sesquicentenário e bicentenário anos da independência do Brasil, comemorados neste dia 7. “São belas lembranças. Sinto como um ato de patriotismo, orgulho e alegria. Agradeço a Deus por estar vivo naquela época e poder participar daquilo, e ainda hoje vivo participando dos 200 anos da independência do nosso Brasil”, declara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual