Publicidade
Notícias | Região SETE DE SETEMBRO

Desfile com show de paraquedistas leva famílias à Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Celebração do Sete de Setembro voltou a ocorrer na capital gaúcha após hiato de dois anos. Público compareceu em peso à Avenida Edvaldo Pereira Paiva

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 07.09.2022 às 11:40 Última atualização: 07.09.2022 às 17:01

O movimento no entorno da Orla do Guaíba para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil era grande desde o início da manhã desta quarta-feira (7). O desfile de Sete de Setembro voltou a ocorrer em Porto Alegre após dois anos – o último havia sido em 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Ricardo Lovatto, 72 anos, e a esposa, Selma Lovatto, 70
Ricardo Lovatto, 72 anos, e a esposa, Selma Lovatto, 70 Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial
Entre o público que participava da comemoração na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, estavam familiares de militares, como o aposentado Ricardo Lovatto, 72 anos. "Sempre venho acompanhar o desfile. Sentimos falta do evento, estávamos com saudade." O neto de Lovatto é Cadete do Exército, um motivo a mais para que o idoso e a esposa, Selma Lovatto, 70, saíssem de casa neste feriado.


A cerimônia começou por volta das 9h30, quando o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, esteve ao lado do comandante do Comando Militar do Sul, general do exército Fernando José Sant'Ana Soares e Silva. Da orla, os dois acompanharam o salto de oito paraquedistas da Brigada de Infantaria, com sede no Rio de Janeiro. (Veja vídeo abaixo). Pela primeira vez, o grupo esteve presente no evento da capital gaúcha, saltando de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o Guaíba. Trajes especiais permitiram a flutuação nas águas.
Desfile com show de paraquedistas leva famílias à Orla do Guaíba
Desfile com show de paraquedistas leva famílias à Orla do Guaíba Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

A apresentação recebeu aplausos da plateia, formada principalmente por famílias que vestiam camisas da seleção brasileira, acessórios em verde e amarelo ou empunhavam bandeiras do Brasil.

A programação seguiu com desfile naval e aéreo com caças da FAB, aeronaves de asa fixa e helicópteros. Segundo a organização, o desfile motorizado contou com 180 blindados do Exército, viaturas da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal de Porto Alegre e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Para finalizar, haverá demonstração de cavalaria, em que 110 homens e mulheres montados em cavalos do Exército e da BM percorrerão a via.

Mudanças no trânsito

O desfile altera o trânsito da capital nesta manhã. A Avenida Edvaldo Pereira Paiva foi bloqueada em ambos os sentidos, desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Avenida Loureiro da Silva. As avenidas Ipiranga, Aureliano de Figueiredo Pinto e Borges de Medeiros também terão interrupções.

Desfile com show de paraquedistas leva famílias à Orla do Guaíba
Desfile com show de paraquedistas leva famílias à Orla do Guaíba Foto: PAULO PIRES/GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual