Publicidade
Notícias | Região ASCENSÃO METEÓRICA

Jovem de Canela viraliza na Internet e vídeos de receitas têm mais de 11 milhões de curtidas

Martim Gil é estudante de Gastronomia e está fazendo sucesso nas redes sociais. No TikTok, já soma quase 700 mil seguidores

Por Mônica Pereira
Publicado em: 16.09.2022 às 03:00 Última atualização: 16.09.2022 às 14:31

Mais de 11 milhões de curtidas nos vídeos produzidos e 692 mil seguidores no TikTok. No Instagram, são 208 mil seguidores, com vídeos que chegam a quase 3 milhões de visualizações. Esse é o atual "currículo" das redes sociais do morador de Canela Martim Gil, de 20 anos.

Martim Gil tem 20 anos e é estudante de Gastronomia
Martim Gil tem 20 anos e é estudante de Gastronomia Foto: Victor Foss/ Digital Essence/Divulgação

O jovem alcançou todos esses números ensinando receitas culinárias na Internet. No histórico, risoto de pera caramelizada, macarrão à carbonara, massa com molho de alho negro e muitas outras. A ascensão meteórica fez com que ele fosse convidado para ministrar uma oficina no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorreu no sábado último sábado (10).


Faz pouco tempo que Martim grava vídeos e os posta nas redes sociais, só que o amor pela cozinha começou bem cedo, quando via o pai mexendo nas panelas. Ele tomou gosto pelos processos, começou a pesquisar e o interesse só aumentou. Com a oportunidade de viajar para outros países, ele conta que experimentou diferentes pratos e isso fez com que expandisse seu vocabulário gastronômico.

Até abril deste ano, todo esse universo era hobby. Martim estudava Comércio Exterior e encarava a cozinha como momento de diversão. "Só que eu não estava feliz na faculdade. Tinha um ex-colega que fazia Gastronomia na UCS e eu gostava muito de ver as coisas que ele postava, as fotos dos pratos eram muito legais", destaca.

"Eu sempre gostei de explorar coisas novas, principalmente na cozinha. Achei que seria legal trocar de curso. Então, na metade do primeiro semestre deste ano, eu decidi fazer Gastronomia", completa. E foi aí que tudo mudou. No dia que realizou a matrícula no curso superior na UCS, Martim gravou o preparo do jantar. Horas depois, o vídeo já tinha alcançado milhares de pessoas. "Depois eu fiz outro, no dia seguinte também e estou fazendo os vídeos até hoje. Mudou a minha vida", frisa.

Agora, no segundo semestre da faculdade, o estudante reforça que está aprendendo novas técnicas e receitas. "Eu gosto da cozinha asiática, gosto de massas, risotos. Me interesso muito por polvo, não tenho muita oportunidade de cozinhar, mas eu acho fascinante", frisa.

Martim, atualmente, divide a rotina de estudos com o trabalho nas plataformas sociais. São cerca de quatro vídeos postados por semana, além de interações diárias com os seguidores, que pedem muitas dicas.

Participação no festival

Oficina show com Rafael Camatta e o jovem canelense Martim Gil foi no sábado
Oficina show com Rafael Camatta e o jovem canelense Martim Gil foi no sábado Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação
Ao lado do influenciador digital Rafael Camatta, Martim conduziu uma oficina que ensinava a preparar bife de entrecot com manteiga de alho negro. O convite da organização do Festival de Gastronomia foi através de uma professora da UCS, que pediu se ele tinha interesse em representar a instituição no evento. "Antes da oficina estava bem nervoso, mas depois que eu subi no palco eu relaxei e comecei a fazer o que eu sabia. A conversa e a interação com o público fluíram bem. O pior foi antes mesmo", brinca.

Para o futuro, Martim quer começar a produzir conteúdos também para o Youtube. "Quando eu sai do curso de Comércio Exterior para o de Gastronomia, foi um tiro no escuro. Estava começando do zero e, por causa da Internet, estou conseguindo fazer algo que eu gosto muito que é cozinhar, e sendo meu próprio chefe", pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual