Publicidade
Notícias | Região SEMANA FARROUPILHA

De rapel, grupo estende bandeira do Rio Grande do Sul na Cascata do Caracol

Amigos realizam homenagem desde 2014 em Canela

Por Redação
Publicado em: 19.09.2022 às 11:53 Última atualização: 19.09.2022 às 18:53

Montanhistas canelenses estamparam a bandeira do Rio Grande do Sul na Cascata do Caracol, em Canela, para homenagear a Semana Farroupilha. O grupo praticou rapel nos mais de 130 metros de altura do vale, estendendo uma grande bandeira do RS no atrativo turístico, no domingo (18).

Grupo de sete montanhistas estendeu a bandeira do Estado na Cascata do Caracol
Grupo de sete montanhistas estendeu a bandeira do Estado na Cascata do Caracol Foto: Jessica Moreto/Divulgação

Grupo de sete montanhistas estendeu a bandeira do Estado na Cascata do Caracol
Grupo de sete montanhistas estendeu a bandeira do Estado na Cascata do Caracol Foto: Jessica Moreto/Divulgação
Quem realiza a ação desde 2014 é um grupo de amigos que tem como hobby, e muitas vezes também como trabalho, o montanhismo. Eles trabalham com serviços em alturas, incluindo em eventos e espetáculos, como a Descida do Papai Noel no Sonho de Natal em Canela.

A iniciativa de pendurar uma bandeira na Cascata do Caracol surgiu em 1997, porém a bandeira não tinha o tamanho adequado para ser completamente visível de longe. Conforme explica Samuel Reis, um dos integrantes do grupo, eles resolveram retomar a ideia inicial em 2014 e foram atrás de conseguir uma bandeira que se adequasse ao que estavam buscando sem precisar desembolsar muito dinheiro. Com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), conseguiram doação de bandeira do RS que seria descartada, medindo 6x10 metros.

Segundo Samuel, em alguns anos eles conseguem descer com a bandeira e deixar ela hasteada pela manhã toda e a tiram de tarde. Este ano, entretanto, o grupo apenas desceu com a bandeira por conta do vento. Participaram da ação Daniel Jaggi, Samuel Reis, Igor Cruz, José Paulo Seibt Neto, Laura Port, Jessika Hassmann e Felipe Anunciação.  "É um jeito atípico, bem diferente de fazer uma homenagem, mas é como mostramos como amamos nosso Estado, lugar de História e de um povo batalhador", comenta Samuel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual