Erva-mate vira arte nas mãos de alunos durante oficina nas escolas da região
Projeto Estância da Arte aproximou estudantes da cultura gaúcha durante Semana Farroupilha
O aluno do 4º ano Cleber da Silva, 10 anos, usou a criatividade na hora de transformar a erva-mate em arte. Estudante da Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, Cleber usou cola na folha de ofício para dar forma ao principal ingrediente do chimarrão.
"Eu desenhei um gaúcho, cavalo, árvore, a moita e a grama", comentou o estudantes, um dos participantes da oficina de arte-educação do projeto Estância da Arte. A iniciativs se encerrou nesta segunda-feira (19), depois de 15 encontros em setembro em escolas públicas de Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Gravataí, Montenegro, Encantado, Esteio e Dois Irmãos.Cleber teve a orientação da psicopedagoga Faheana Thönnigs, que ministrou a oficina, na qual estudantes do 1º ao 5º ano utilizaram materiais como erva-mate, cola, papel sulfite e pólen, água e pincel, numa atividade que conversa com a cultura do Estado através da arte, utilizando materiais naturais.
Ao longo deste mês, o artista plástico Alejandro Arnutti ministrou oficina de escultura pelo projeto Estância da Arte com turmas de 8º e 9º ano em outras escolas.
Iniciativa começou dentro da Expointer
Daniel Henz, da Produtora Simples Assim, idealizadora do Estância da Arte, explica que o projeto iniciou na Expointer.
Na última edição, foi a segunda vez que havia um espaço para exposição artística. Em 100 metros quadrados, 32 obras de arte - entre esculturas e pinturas retratando a vida do gaúcho, de Alejandro Arnutti, sob a curadoria de Marciano Schmitz - foram apreciadas por mais de 30 mil visitantes.
"Como não foi possível fazer as oficinas na Expointer, estendemos o Estância da Arte e hoje (ontem) encerramos com a última das 15 oficinas para trazer um pouco do projeto para a Região Metropolitana e Vale do Sinos", explica.
O projeto Estância da Arte é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio diamante do Banco De Lage Landen, patrocínio ouro da Marcher Brasil e Baldo S/A, patrocínio prata das Lojas TaQi, Multi Armazéns, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), TFL do Brasil e Lojas Quero Quero. Realização da Simples Assim e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.