Publicidade
Notícias | Região COMEMORAÇÃO

Kerb de São Miguel está pronto para receber visitantes a partir de sexta-feira

Evento tradicional de Dois Irmãos ocorre neste fim de semana, além da próxima quarta (28) e quinta-feira (29), na área central da cidade

Por Júlia Taube
Publicado em: 22.09.2022 às 15:38 Última atualização: 22.09.2022 às 15:53

As ruas e os comércios locais enfeitados com as cores da bandeira alemã evidenciam que é tempo de kerb em Dois Irmãos. Música, chope e atividades culturais estão entre as atrações do tradicional Kerb de São Miguel, que inicia a partir das 9 horas desta sexta-feira (23). Após dois anos sendo realizada de forma virtual e mista, a festividade desta vez terá cinco dias de comemorações, que ocorrem entre a sexta, o sábado (24), o domingo (25) e a próxima quarta (28) e quinta-feira (29).

O evento será realizado na área central da cidade, concentrado em três pontos principais: o Largo Felippe Seger Sobrinho, a Praça do Imigrante e a Avenida 25 de Julho. No sábado e no domingo haverá cobrança de ingressos no valor de R$10.

Em sua 193ª edição, evento que é mais antigo até mesmo que o próprio município – que completou 63 anos em setembro –, a festa característica da cidade tem o trabalho voluntário da comunidade como fundamental para a sua realização. Por conta disso, o gosto pelo Kerb é cultivado ainda na infância. Antes mesmo do evento começar, as escolas da rede municipal receberam oficinas que contaram sobre a história da festividade, as comidas, as danças e as vestimentas típicas, fazendo com que a tradição se perpetue.

Com um sorriso no rosto, demonstrando empolgação com olhos atentos a tudo o que era explicado, estava a aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera, Letícia Faustino dos Santos, 9. Ela relata que já sabia parte do que foi contado, mas que outras foram surpresa. “Eu vou no Kerb com a minha avó e minha família. Eu gosto de participar. Uso roupa alemã algumas vezes e 'tiarinhas' de flores para ir no Kerb”, afirma.

As oficinas foram conduzidas pela chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes, a representante da Associação Cultural Baumschneis Martiela Bett e o Rei do Kerb de São Miguel, Darcy Elgelmann, que há 12 anos integra a corte da festa. Thaís conta que a ideia de trabalhar a história do Kerb com as crianças surgiu para que elas entendessem o motivo da comemoração na intenção de que o amor pelo evento continue nas novas gerações. “Essa é uma festa muito importante porque representa a nossa identidade. É importante para que eles saibam, indiferente se eles são de origem alemã ou não, a história do município”, declara. A atividade em outras escolas ocorre no próxima segunda-feira (26).

Kerb e a ligação com a fé

O Kerb de São Miguel, considerado um dos principais eventos de Dois Irmãos, cultua a promessa feita pelos imigrantes alemães que, a bordo do veleiro Cecília, saíram da Alemanha em 1827 com destino ao Brasil. No caminho, enfrentando fortes tempestades, os colonos decidiram por fazer a promessa de que, na data em que chegassem em terra firme, fariam uma grande festa em homenagem ao padroeiro do dia.

Conforme dados fornecidos pela Prefeitura de Dois Irmãos, foi em 29 de setembro de 1829 que os imigrantes desembarcaram no Brasil, dia de São Miguel para os cristãos. Em homenagem ao arcanjo, estabeleceram como seu marco fundante, nomeando assim o Kerb da cidade. Para marcar a relação entre o evento e a fé, uma missa e um culto serão celebrados na próxima quinta-feira, às 9 horas, nas igrejas evangélicas, luteranas e católicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual