Publicidade
Notícias | Região PRIMAVERA

Primavera vai começar com chuva, queda na temperatura e chance de geada tardia

A estação inicia hoje com cara de inverno. Expectativa de baixos volumes de chuva alerta agricultores

Por Júlia Taube
Publicado em: 22.09.2022 às 03:00


O colorido nas ruas e as roupas mais leves evidenciam a chegada da primavera. A estação das flores começa oficialmente às 22h04 desta quinta-feira no Hemisfério Sul e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48 e marca também o período de plantio das principais culturas de verão da região. Para este ano, no Rio Grande do Sul, a nova estação tem expectativa de volume de chuvas abaixo da média, por conta dos impactos do fenômeno La Niña.

Com temperaturas mais amenas e o cheiro das flores pairando no ar, a primavera se caracteriza por ser um momento de transição entre o clima seco e frio do inverno para a umidade e o calor do verão. Entretanto, com o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o evento climático tende a deixar o Sul do País mais seco e com frio tardio.

Impactos

Esses efeitos podem implicar diretamente na agricultura, de acordo com o extensionista da Emater de Novo Hamburgo, Carlos Roberto D'avila da Rocha. Ele relata que a maioria das culturas da região são plantadas nesta época do ano, como é o caso do milho, abóbora, melancia, aipim, quiabo entre outros. "As culturas que são irrigadas na região são as hortaliças. Já a soja, o milho e a cana de açúcar não tem sistema de irrigação, por isso o agricultor depende do tempo para que se desenvolva bem", explica.

Por conta dessas alterações no tempo, a recomendação do extensionista da Emater aos agricultores para este ano é iniciar o plantio mais cedo do que o previsto, assim como fez o agricultor da Lomba Grande, Alfredo Strack, 63, que iniciou a cultura de verão ainda em agosto.

Na propriedade da família são plantadas hortaliças em geral, frutas e flores, e nesta época, itens como pimentão, berinjela, feijão e pimenta estão sendo cultivados. "A cultura mais sensível a gente consegue irrigar aqui na propriedade. A questão é o quanto essa temperatura pode subir e por qual período", relata.

Segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acúmulos de chuva que têm ocorrido na região Sul desde a segunda quinzena de agosto têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da localidade, o que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos.

Rocha concorda com a afirmação do Inmet e diz que, no momento, os solos ainda têm umidade necessária. "O que se percebe é que não teve um período de frio tão forte. Algumas plantas fizeram floração antecipada por conta do calor em alguns dias do inverno", conta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual