Publicidade
Notícias | Região INOVAÇÃO

Sapiranga Summit tem diversas atividades gratuitas sobre inovação e empreendedorismo até quinta-feira

Essa é a primeira edição do evento; palestras e oficinas se concentram no Centro de Cultura Lúcio Fleck

Por Juliana Dias Nunes
Publicado em: 04.10.2022 às 17:42 Última atualização: 04.10.2022 às 17:42

Sapiranga recebe até quinta-feira (6) um evento de inovação e empreendedorismo. O Sapiranga Summit reúne estudantes, empresários e representantes de startups em painéis, palestras e oficinas. Toda a programação é gratuita e ocorre no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.  Para acessar o auditório do evento basta fazer a inscrição prévia pelo site do evento.

Alexandre Stroher comandou oficina de Modelagem de Negócios no primeiro dia de Sapiranga Summit
Alexandre Stroher comandou oficina de Modelagem de Negócios no primeiro dia de Sapiranga Summit Foto: Juliana Nunes/GES-Especial


A programação iniciou na tarde desta terça (4) com a oficina Modelagem de Negócios Impacto X Inserção da Cultura Inovadora em Empresas Tradicionais com o diretor de Inovação da Rede Ulbra, Alexandre Stroher e que contou também com apoio de Flaviano Gastão Júnior, CEO da F2 Conexões+Inovações, que faz parte do hub de inovação LabFecomércio, em Porto Alegre.

A oficina trouxe ferramentas atuais de métodos ágeis e com apelos visuais como o business model canvas. "Dividimos em grupos de trabalho para que tenham uma visão colaborativa. É uma oficina para sensibilizar e discutir. Este tipo de solução se encaixa em empresas tradicionais e pode facilitar muitos processos", explica Gastão Júnior.

Tecnologia e meio ambiente

Outra atração deste primeiro dia de evento foi a startup Meu Resíduo que levou para o Centro de Cultura o case de sucesso da tecnologia de gestão e operacionalização de resíduos. "Atuamos com módulos de gerenciamento de dados, desde a indústria, passando pelo transportador, até chegar ao receptor. Temos também um módulo voltado para cooperativa de catadores. Está tudo interligado com os órgãos ambientais. O objetivo é trazer uma maior gestão e aproveitamento de resíduos", conta o head de inovação da startup, Fernando Stanck. 

O Sapiranga Summit foi a oportunidade também da empresa de tecnologia apresentar novas soluções para o mercado. "Estamos apresentando duas novas tecnologias este mês utilizando a internet das coisas, voltado para indústria e parte hospitalar e servirá também para o setor de serviços", adianta Stanck. Além disso, a startup, que nasceu em Santa Cruz do Sul, tem um aplicativo gratuito chamado  EcoMind. O usuário pode verificar quais os pontos de coleta de resíduos disponíveis em sua cidade e região.

Nesta quarta

As atividades desta quarta-feira (5) começam às 9 horas no espaço Sesi com competição entre estudantes. No Centro de Cultura, a programação será retomada a partir das 14 horas com diversas palestras ao longo do dia. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, será um dos painelistas. Ele falará, às 20 horas, sobre os desafios da educação para o fomento à inovação e ao empreendedorismo. Também integrará o painel o diretor regional do Senai/RS, Carlos Artur Trein, e o diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Daniel Arsand.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual