Publicidade
Notícias | Região ANIVERSÁRIO

Jogo de futebol marca comemorações do centenário da Cruzeirinho em Novo Hamburgo

Partida entre ex-atletas da associação é a segunda atividade de uma extensa programação que segue até novembro

Por Júlia Taube
Publicado em: 09.10.2022 às 16:39

A Sociedade Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo, a Cruzeirinho, completa 100 anos no próximo dia 28, mas as comemorações já começaram. O domingo (9) foi para celebrar o aniversário com jogo de futebol entre os times Cruzeiro do Sul e Amigos da Sociedade Cruzeiro do Sul. A partida reuniu ex-atletas veteranos do clube no Campo da Sociedade Esportiva Flamengo.

Depois, teve almoço e roda de samba na sede da Cruzeirinho, no bairro Primavera.


Mais antiga que o próprio Município, a Cruzeirinho – hoje escola de samba – foi fundada como time de futebol e tornou-se marco da ocupação negra em uma cidade que se apresenta como fruto da colonização alemã. Por conta disso, a segunda atividade de uma extensa programação foi, justamente, o jogo, como explica o presidente José Odilto Anselmo, 63. "O objetivo é estarmos juntos depois de tudo que passamos nessa pandemia. Perdemos muita gente próxima e pessoas que faziam parte da vida e da história da Cruzeirinho."

O amor pela Cruzeirinho é o legado que passa de pai para filho na família de Jeferson Felipe da Silva, 41. Ex-jogador da associação, ele lembra de acompanhar o pai nos jogos. Neste domingo, foi a vez de levar seus filhos, Rafael, 6, e Théo, 3, para prestigiarem a partida.

"O Cruzeiro representa a nossa história em Novo Hamburgo. É uma coisa de família. Sempre falo que me emociona. Era guri e participava dos eventos, isso ficou marcado no meu coração", conta. Centroavante igual ao pai, Jeferson diz que pretende passar o conhecimento aos filhos para que possam levar a história adiante. "Sempre que puder, estarei presente com eles para comemorar mais anos da Cruzeiro", conclui.

Marco contra o racismo

Com os olhos atentos na partida estava o policial civil aposentado e ex-atleta da Cruzeiro Ilson Silva, 64. Convidado por um amigo de trabalho, Ilson conheceu o clube em meados de 1986 e passou a jogar um ano após. Atual coordenador políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo, lembra que a Cruzeirinho foi fundada em uma época na qual negros não eram aceitos em outras sociedades hamburguenses, passando a ser um marco da luta contra o racismo.

Entretanto, os reflexos de uma sociedade excludente podem ser percebidos até hoje, diz Ilson. "Os fundadores da Cruzeiro não tinham noção de gestão de uma sociedade, até porque, por serem negros, não tinham muito estudo. Então, faziam como podiam e saiam grandes festas", relata. E acrescenta. "Mesmo assim, conseguiram existir e resistir. Hoje estão os filhos, netos e sobrinhos levando para frente a Cruzeirinho. Um legado de esforço, de luta. Fico feliz em fazer parte desses 100 anos e me sinto realizado."

Programação do Centenário

12/10 – Quarta-feira

Dia das Crianças na Cruzeiro
Animação para a criançada
Culto Ecumênico
Hora: 15 horas
Cinemóvel com Desenho infantil
Hora: 19h30
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

15/10 – Sábado

Feijoada da Cruzeiro e Rotary Clube
Hora: 11 horas
Cartões podem ser adquiridos na hora
21/10 – Sexta-feira
Sarau Cultural e Roda de Samba
Hora: 19 horas
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

25/10 – Terça-feira

Apresentação Grupo de Danças do CTG Vozes do Porteira
Hora: 20 horas
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul
28/10 – Sexta-feira
Lançamento do Projeto do Livro “Cruzeiro do Sul - 100 anos de Resistência de um Clube Social Negro no Vale dos Sinos”
Coquetel do Centenário
Show com 50 Tons de Preta
Hora: 20 horas
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

29/10 – Sábado

"Arrastão da Cruzeiro do Sul 100 anos"
Grupo Show da Cruzeiro do Sul – Blocos carnavalescos convidados
Roda de Samba com: Samba do Cris
Hora:16 às 22 horas
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

06/11 - Domingo

Baile de 100 anos
Samba do Cris
Grupo SOS
Sem Comentários
Grupo Show Cruzeiro do Sul
Hora: 16h às 22 horas
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual