Publicidade
Notícias | Região SOLIDARIEDADE

Comunidade ucraniana de Canoas tem roupas disponíveis para doação

Grupo busca por instituições para fazer repasse de donativos

Por Taís Forgearini
Publicado em: 19.10.2022 às 10:17

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa hoje 241 dias. Os ataques por parte dos russos foram intensificados nos últimos meses. O bombardeio mais recente destruiu cerca de 30% das estações de fornecimento de energia de todo o país ucraniano. O conflito causa preocupação na comunidade da Paróquia Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade, de Canoas.

Donativos acumulados estão disponíveis na paróquia
Donativos acumulados estão disponíveis na paróquia Foto: PAULO PIRES/GES

Desde o começo do confronto, em fevereiro deste ano, a comunidade ucraniana está mobilizada com ações para arrecadar fundos para ajudar os ucranianos que seguem vivendo na terra natal. Durante os oito meses de guerra, foram recebidos por meio de doação, muitas peças de roupas e calçados na Paróquia Ucraniana.

Inicialmente o grupo gaúcho de origem ucraniana aguardava a chegada de dezenas de refugiados, o que não ocorreu. A longa distância somada à proibição de homens em idade militar (18 a 60 anos) de cruzarem a fronteira são fatores que pesam na decisão das famílias na hora de deixar o país. Sem a demanda aguardada, a alternativa era enviar os donativos para a Ucrânia. Contudo, o repasse esbarrou na logística e falta de recursos para transportá-los. Oliana Reszetiu relata a tentativa sem sucesso de auxílio do poder público.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual