Publicidade
Notícias | Região INVESTIGAÇÃO

Suspeito de estuprar mãe e irmã em Canoas é preso em Santana do Livramento

Homem de 28 anos estava no interior do Estado na casa de um tio materno; crimes teriam iniciado em 2018

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 19.10.2022 às 15:31 Última atualização: 19.10.2022 às 17:46

Um homem de 28 anos foi preso na tarde de terça-feira (18), em Santana do Livramento, suspeito de estuprar a própria mãe e a irmã, menor de idade, em Canoas. Conforme a Polícia Civil, os crimes na cidade começaram em 2018, quando o investigado morava com a mãe, o padrasto e a irmã materna de 11 anos.

Inicialmente, a vítima foi a irmã. O delegado Pablo Rocha, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), expõe que ele se aproveitava do momento em que a menina estava dormindo, entrava no quarto e passava as mãos pelo corpo da jovem. "Ela contou que acordava com o irmão mexendo nela."

A menina chegou a contar para a mãe. "Apesar das ameaças que recebia do irmão, ela falou para a mãe. Na ocasião ela não acreditou, dizendo que a vítima estava mentindo", afirma o delegado Rocha. No entanto, no noite de Natal de 2019 a Guarda Municipal de Canoas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas até a residência da família. Naquela noite, o suspeito fez uma nova vítima: a própria mãe.

Na ocasião a mulher havia afirmado para os guardas e médicos que foi violentada pelo filho enquanto dormia. "Ela teria acordado com o susto e a dor", explica o delegado.

Mudança e prisão do suspeito

As investigações da Polícia Civil mostraram que o suspeito seguiu morando na casa com o padrasto e a irmã mesmo após a morte da mãe, que faleceu um ano após a denúncia. “Até que em um momento ele saiu e teria utilizado drogas e álcool. Ao retornar, passou a ameaçar a família de morte”, explica Rocha.

Em julho, a menina contou ao pai sobre os abusos e o suspeito foi retirado da casa por um tio materno e levado ao interior do Estado. “Ele sabia que o sobrinho seria preso.”

O investigado  foi levado para Cristal e posteriormente seguiu sua peregrinação, indo para Santana do Livramento, na região da campanha. Foi lá que a DPCA, com o apoio da Polícia Civil de Livramento, efetuou a prisão. O homem segue no sistema prisional da região e aguarda vaga na região metropolitana para ser transferido.

A DPC comunicou que deve ouvir o tio do suspeito por meio de uma carta precatória, ou seja, com o interrogatório sendo feito em Livramento.

Caso anterior

Conforme a Polícia Civil, o primeiro crime registrado contra o investigado ocorreu em 2018, no interior do Estado. As investigações da época, na cidade de Sertão Santana, apontaram que o suspeito abusou sexualmente de uma mulher de 43 anos com deficiência intelectual, que veio a falecer dias depois do crime. Os policiais explicam que não há como confirmar se a morte aconteceu em decorrência da violência sexual. 

O caso de Sertão Santana segue sendo investigado no município. “Juntamos tudo e apresentamos a denúncia na Justiça pelo abuso da irmã, menor de idade e também o fato de o suspeito ser reincidente”, esclarece o delegado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual