Publicidade
Notícias | Região SEGURANÇA PÚBLICA

Lomba Grande terá 150 locais no mapa da Brigada Militar até fim do ano

Projeto de georreferenciamento faz cadastro para facilitar atendimentos

Por Susi Mello
Publicado em: 24.10.2022 às 09:17

Aos poucos, Lomba Grande vai ficando mais nítida no mapa da segurança pública da região. Está progredindo o projeto de georreferenciamento da Brigada Militar, cujo objetivo é anotar as referências de GPS das diferentes propriedades rurais. Com isso, vai ficar mais fácil o atendimento nos locais quando houver necessidade.

Em Lomba Grande: georreferenciamento facilita localização de propriedade pela BM
Em Lomba Grande: georreferenciamento facilita localização de propriedade pela BM Foto: BM/Divulgação


A previsão é de que o georreferenciamento chegue ao número de 150 propriedades mapeadas até o final do ano. O trabalho do programa "Novo Rumo", da Brigada Militar (BM), começou em setembro e nos próximos dias deve chegar a 60 cadastros.

Interessados podem contatar os policiais militares que operam no bairro rural hamburguense. O coordenador operacional da BM em Lomba Grande, sargento Jonas Spindler, explica que a procura pelo serviço, por meio de seu telefone funcional nos grupos de WhatsApp do bairro, tem demonstrado a necessidade do programa. "Interessados mandam uma mensagem com o nome e endereço e faço uma análise prévia sobre a viabilidade do georreferenciamento. Se aprovado, marco um horário para o cadastro", explica Spindler, que definiu as manhãs de segunda a sexta-feira para esse trabalho.

Em um primeiro momento, acrescenta, a preferência pelo georreferenciamento é para propriedades rurais mais afastadas, onde os sistemas de navegação e o sinal de Internet ou telefone não funcionam corretamente.

Para serem georreferenciados, os imóveis devem estar dentro do limite de Lomba Grande pelo mapa oficial da Prefeitura, com endereços oficiais, e a rota via aplicativos de navegação (Google Maps e Waze) não apresentar dados precisos.

Placas

O programa também tem uma parcela de participação dos proprietários. A aquisição e instalação de placas de identificação do georreferenciamento, embora facultativa, é de responsabilidade dos donos. "Devem ser conforme as regras que estabelecemos, como estar visíveis da rua, no mínimo a um metro do chão e o morador não pode alterar" , esclarece.

Como funciona o processo de cadastro das propriedades

Pontos vão sendo incluídos no mapa georreferenciado
Pontos vão sendo incluídos no mapa georreferenciado Foto: BM/Divulgação
Após a manifestação de interesse por parte dos proprietários e a verificação de viabilidade
pela BM, uma guarnição da Patrulha Rural vai ao local e o assinala no sistema on-line. A informação passa a constar no Banco de Dados Geoespaciais (BDG). A localidade passa
a ser identificada por um código, composto pelas iniciais NH (de Novo Hamburgo) e um número. É emitido um certificado de propriedade georreferenciada e é feito um arquivo para navegação GPS.

A Patrulha Rural da BM recebe as informações para realizar rondas nas propriedades. Quando o morador aciona a BM para uma ocorrência, basta informar o código, o que facilitará o
deslocamento ao local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual