Publicidade
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Mostratec vai distribuir mais de R$ 1 milhão em premiação neste ano

Feira estudantil começa nesta terça-feira (25) nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, e reúne 664 projetos

Por Débora Ertel
Publicado em: 24.10.2022 às 18:28 Última atualização: 25.10.2022 às 08:26

Depois de dois anos, a maior feira de iniciação científica da América Latina está de volta à Fenac. A 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), promovida pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, retorna com a estimativa de que os prêmios, ligados à pesquisa e à educação, ultrapassem a cifra de R$ 1 milhão. “A premiação é um motivador a mais. Afinal, quem não gostaria de ganhar um curso superior, participação em outra feira ou um curso de idiomas”, comenta o diretor-executivo da Liberato, Ramon Hans.

Bastidores da Mostratec nesta segunda-feira (24)
Bastidores da Mostratec nesta segunda-feira (24) Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Apesar do encontro de jovens pesquisadores já ser uma atração e despertar o desejo de muitos jovens, a feira oferece um atrativo a mais com as premiações. Graças ao apoio de entidades de classes, órgão públicos e empresas, os melhores trabalhos também são reconhecidos. “Eles [os participantes] querem vir para a Mostratec para confraternizar, isso já é tradicional. Mas ganhar um prêmio como esse estimula que eles façam trabalho de pesquisa o ano inteiro”, avalia Hans. A expectativa deste ano é receber 40 mil visitantes, reunindo 1,8 mil expositores, responsáveis por 664 projetos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Entre os prêmios ofertados estão vaga em programa de StartupRS Digital, estande no Gramado Summit 2023, expedição científica às Ilhas da Trindade e Martin Vaz e patente para projeto. Também serão distribuídas duas bolsas de cursos de qualificação, oito bolsas de estudos para cursar graduação, vaga de estágio e três bolsas de estudos para idiomas. Ainda tem notebooks, calculadoras e assistente virtual. Os melhores trabalhos ainda garantem credenciamentos para ao menos 15 feiras diferentes, entre eventos nacionais e internacionais.

A Mostratec também vai conceder sete vagas, com tudo pago, para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF, na sigla em inglês), que ocorre em Dallas, nos Estados Unidos. A ISEF é considerada um dos maiores eventos do mundo. Neste ano, os finalistas competiram por cerca de 8 milhões de dólares em premiações, entre bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A premiação da Mostratec reserva ainda uma vaga, com viagem patrocinada para uma feira na Suíça e outra na Tunísia.
O horário de visitação é das 13h30 às 21 horas, com entrada franca, desta terça (25) a quinta-feira (27).

Bastidores

Nesta segunda-feira (24), a Fenac já começou a receber estudantes para organizarem os seus estandes de apresentação. O clima era de finalização de detalhes nos corredores para deixar tudo pronto. O grupo que veio de Taiwan, formado pela orientadora Sheng-hui Wu, 51, a co-orientadora Su Pei-Ting, 35, e estudante Yu-yi Chanf, 17, que vem pela primeira vez ao Brasil, ocupou o corredor para montar o seu painel.

Também estreante na Mostratec, o estudante do curso de Mecânica da Liberato Kauan Brasil, 17, decidiu organizar o seu espaço na primeira hora da manhã. “Estou nervoso. Como é a primeira vez que participo, decidi deixar tudo pronto o quanto antes”, comentou. Morador de Sapucaia do Sul, vai conhecer a feira neste ano, pois antes de ser aluno da fundação nunca havia visitado a mostra. Ele vai apresentar a pesquisa de um protótipo de cadeira de rodas para cachorros da raça dachshund (linguicinha), com possibilidade do cão descansar mesmo enquanto usa o equipamento.

Apoiadores da Mostratec e Mostratec Júnior

Altus, Assembleia Legislativa, Associação Brasileira de incentivo à Ciência (ABRIC), Associação de Pais e Mestres (APM) da Fundação Liberato, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Capacita - Qualificação e Treinamento, Casio, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul e de São Paulo (CRT-SP e CRT-RS), Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Codebuddy, Cultura Americana, Cursão do Fabão, Faccat, Feevale, Ftec, Go English, Happy, Ibtec, Instituto Tekoá, Lasalle, Ler, Killing, Marinha do Brasil, Meta, Picode, Prefeitura de Novo Hamburgo, Pró-Sinos, QI Faculdades, Revista Liberato Científica, Sebrae, Sicredi Pioneira, Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado (Sintec–RS), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sinmaq Sinos), SKA, Twenty English, Ulbra, Uniritter, Unisinos e Vilage.

Credenciamentos

Cientista Aprendiz (Maranhão)
Expo Nacional Milset Brasil (Fortaleza/CE)
Expociência(Acre)
Fecipampa (Universidade Federal Do Pampa/RS)
Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio De Janeiro -Fecti (Rio de Janeiro)
Feira do Instituto Mocam (Rondônia)
Feira Nordestina De Ciência E Tecnologia Fenecit(Recife, Pernambuco)
Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetecms)
Infomatrix Brasil (Blumenau/SC)
Mostra de Ciências e Engenharia da Escola Santa Teresinha -Moceest (Imperatriz/ MA)
Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (Moexp)- Osório
Foro de Ciencias y Civilizació (Entre Ríos, Argentina)
Mostra Nacional de Ciência (Portugal)
Muestra Cientifica Latinoamericana (Peru)
Taiwan International Science Fair (Taiwan)
Feira Internacional de Ciência e Engenharia-ISEF (Estados Unidos)

Apesar do encontro de jovens pesquisadores já ser uma atração e despertar o desejo de muitos jovens, a feira oferece um atrativo a mais com as premiações. Graças ao apoio de entidades de classes, órgão públicos e empresas, os melhores trabalhos também são reconhecidos. “Eles [os participantes] querem vir para a Mostratec para confraternizar, isso já é tradicional. Mas ganhar um prêmio como esse estimula que eles façam trabalho de pesquisa o ano inteiro”, avalia Hans. A expectativa deste ano é receber mil visitantes, reunindo 1,8 mil expositores, responsáveis por 664 projetos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual