Publicidade
Notícias | Região EVENTO

Festuris aposta em novidades com espaço gastronômico

Montagem de estandes da feira deve iniciar neste final de semana. Mais de 500 pessoas foram contratadas

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 28.10.2022 às 03:00 Última atualização: 28.10.2022 às 11:07

A 34ª edição da Feira Internacional de Turismo - Festuris está prestes a iniciar. Na próxima quarta-feira (3), a abertura oficial do evento ocorre no Palácio dos Festivais, a partir das 19h30. Com espaços 100% vendidos, a meta de comercialização foi ultrapassada em 15% comparado a 2019. Neste ano, serão mais de 2,5 mil marcas expostas e 40 destinos internacionais, em 24 mil metros quadrados de área construída entre os pavilhões do Serra Park.

Edição de 2021 da tradicional feira de turismo contou com mais de 8 mil participantes
Edição de 2021 da tradicional feira de turismo contou com mais de 8 mil participantes Foto: Festuris/Divulgação

Valorização regional

Uma das inovações do Festuris 2022 é o espaço Food & Drinks, que apresentará e enfocará no turismo gastronômico. O setor foi pensado e criado após, em março deste ano, o Ministério do Turismo lançar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que tem como objetivo promover o País como um destino internacional neste segmento.

Na feira, os ingredientes e pratos típicos do Estado serão trazidos à tona. Haverá também momentos de internacionalização.

Aulas-show ao vivo na arena gastronômica disponibilizarão conhecimento aos participantes. Até 30 pessoas poderão participar por vez e não haverá agendamento prévio, sendo por ordem de chegada.

Alguns dos profissionais que estarão compartilhando seus conhecimentos são Ludmila Gallon, que falará e apresentará a trajetória da erva-mate além do chimarrão e tererê; Rogério Pereira, que trará sua expertise do café mineiro, desde a plantação até a xícara; e Arturo Mateus, que contará sobre a gastronomia amazônica.
O espaço multissensorial de dois mil metros quadrados contará com comercialização de produtos. Café, cerveja, vinho, churrasco, comida típica de Minas Gerais são alguns dos atrativos que o público encontrará no local.

Ainda na arena gastronômica, restaurantes parceiros da Abrasel Hortênsias poderão comercializar seus pratos, uma inovação para esta edição.

Mudanças visando ações sustentáveis

Os acessos agora têm novos nomes. O pavilhão 1 se tornou Araucária e, o 2, Hortênsia. A intenção na modificação das denominações visou um tema constantemente abrangido na feira: a sustentabilidade.

Por isso, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, durante o evento serão distribuídas 8 mil mudas de árvores nativas e hortênsias para quem circular pelos corredores.

Outra novidade é o retorno do espaço Wedding, que tem curadoria do cerimonialista César Serra.

Já os espaços LGBT , que é gerenciado por Del Hay, e o Luxury, sob os cuidados de Marcelo Zingalli, foram ampliados. Este último requer credenciamento exclusivo.

Compartilhar conhecimentos e ideias no Meeting

 Na parte da manhã dos dias 4 e 5 de novembro, também no Serra Park, ocorre o Meeting Festuris. Com o tema "Ressignificando o turismo", importantes nomes do País nos segmentos de negócios, empreendedorismo, gestão pública, além de personalidades nacionais compartilham suas trajetórias, experiências de vida e ideias. Entre os confirmados estão o diretor Brasil/América do Sul da companhia aérea TAP Air Portugal, Carlos Antunes; o publicitário Ricardo Fantinelli; a jornalista e escritora Lelei Teixeira; e o especialista em investimentos Fabrizio Gueratto.

Impacto de R$ 25 milhões

O Festuris impacta altamente na economia local. Já no início do segundo semestre, admissões são realizadas para trabalhar em diferentes setores que compõe a feira. O número de contratações temporárias, conforme a gerente de operações do evento, Vânia Oliveira, é de cerca de 500 pessoas nesta edição.

Além dos profissionais das empresas montadoras e expositoras, trabalhadores que se especializam nas áreas de receptivo e segurança, além de serviços gerais, são requisitados anualmente. "Nós trazemos para Gramado as pessoas que constroem a atividade turística como um todo, que movimentam os negócios. O Festuris também contribui sensivelmente na geração de inúmeros empregos no decorrer do tempo na cidade. As pessoas trazem empreendimentos para Gramado o ano inteiro, e pensam no que podem investir aqui na região após verem tendências e novidades", comenta a CEO, Marta Rossi.

A organização estima que o evento tenha um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 25 milhões para a região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual