Publicidade
Notícias | Região MOBILIZAÇÃO

Caminhada pela Independência encerra ações do Outubro Rosa em São Leopoldo

Evento, promovido pela Associação Força Rosa, ocorreu na manhã deste sábado (29)

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 29.10.2022 às 13:23 Última atualização: 29.10.2022 às 13:24

Uma caminhada pela Rua Independência na manhã deste sábado (29) encerrou a programação do Outubro Rosa em São Leopoldo. Durante todo o mês, a mobilização, que visa informar e conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama, foi lembrada na cidade com diferentes ações entre, elas, a arrecadação de mechas de cabelos para a confecção de perucas para mulheres em tratamento da doença.

Caminhada Rosa reuniu dezenas de pessoas na manhã de sábado (29) em São Leopoldo
Caminhada Rosa reuniu dezenas de pessoas na manhã de sábado (29) em São Leopoldo Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

As ações do Outubro Rosa na cidade envolveram, entre outras instituições, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), Fundação Hospital Centenário (FHC), Oncologia Centenário - Centro de Câncer e a Associação Força Rosa. Organizada pela Associação Força Rosa, a caminhada deste fim de semana reuniu dezenas de pessoas. Animadas, muitas mulheres em tratamento ou que já estão curadas do câncer deram um recado importante a quem passava pelo centro da cidade: o câncer tem cura e o diagnóstico precoce é o melhor caminho para isso.

Motivação
Uma das participantes da caminhada, a moradora do bairro Campina, Santina Marlene Viegas, 81 anos, esbanjou alegria e disposição durante o evento. Em tratamento da doença há nove anos, Santina diz ter demorado para descobrir o câncer de mama. "Não queria preocupar meu marido, nem meus filhos. Quando descobri, a doença já estava em estágio bem avançado", recorda. Para ela, os momentos mais difíceis do tratamento foram as sessões de quimioterapia. Integrante da Associação Força Rosa, ela encontrou no grupo motivação para seguir firme com o tratamento. "A associação é tudo, é força para todas nós, é a nossa segunda casa", diz. 

Cuidados também com os pets

A caminhada também contou com a participação de cães do Canil Municipal de São Leopoldo. Três cadelinhas, que estáo disponíveis para adoção, foram levadas para o evento para chamar a atenção da importância dos cuidados na prevenção do câncer de mama também nos pets.

Ação serviu para alertar também sobre câncer em animais
Ação serviu para alertar também sobre câncer em animais Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

"Nossa intenção é chamar a atenção da população que os animais também sofrem com tumor de mama, também precisam de atendimento e de avaliação periódica, para que a gente possa descobrir logo que comecem a surgir os tumores. A cirurgia é menos invasiva, menos cruenta para o animal e há menos riscos quando os tumores são menores", comenta o titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), o secretário Walter Verbist.

Conforme o secretário, a castração ajuda para que os animais não desenvolvam a doença. "Mais de 80% dos animais que são castrados quando jovem, não desenvolvem câncer de mama", diz. E ele reforça: "é importante a população saber que as injeções para proibir o cio do animal são altamente cancerígenas. A melhor prevenção é a castração quando jovem", enfatiza. 

Casa Rosa inaugura no dia 19 de novembro

 Em novembro, a luta contra o câncer e o apoio às mulheres em tratamento da doença ganharão um reforço importante em São Leopoldo. No próximo dia 19 deverá ser inaugurada a Casa Rosa. O espaço para as ações da Associação Força Rosa, fica na Rua Frei Caneca, 45, no bairro Pinheiro, próximo à Unidade Básica de Saúde daquela localidade. De acordo com umas das coordenadoras da Associação Força Rosa, Carla Dal-Ri, a ideia é tornar a casa uma referência na cidade.

"Queremos fazer parcerias com empresas para realizarmos encontros e palestras todos os meses, para que as mulheres não pensem no assunto somente em outubro", comenta. "A maioria das mulheres não se cuida, pensa primeiro no marido, nos filhos e depois nelas. Algumas têm medo de descobrir a doença. Temos que conscientizar que esta é a doença que mais mata mulheres no mundo e se o câncer for descoberto cedo, ele tem cura", reforça Carla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual