Publicidade
Notícias | Região LUTOU CONTRA A DITADURA

Ex-deputado Jorge Uequed, criador do seguro-desemprego, morre aos 80 anos

Parlamentar constituinte foi referência na cidade de Canoas. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Por Jeison Silva
Publicado em: 01.11.2022 às 13:28 Última atualização: 01.11.2022 às 17:55

Os canoenses se despediram nesta terça-feira (1º) de um político que esteve no palco dos acontecimentos que culminaram na promulgação da Constituição de 1988. O advogado Jorge Uequed morreu, aos 80 anos, em decorrência de complicações advindas de um mieloma múltiplo (medula óssea). O ex-deputado federal constituinte estava internado no Hospital Moinhos de Vento, na capital.

Político defendeu projetos contra a ditadura militar
Político defendeu projetos contra a ditadura militar Foto: Douglas Angeli/Arquivo


Uequed representou o RS no Congresso por cinco mandatos. Ele deixa a esposa Rosemary Beatriz Gomes; os filhos Luciane, Jorge e Gisele, que foi vice-prefeita na gestão Busato; os netos Yasmin, Luísa, Jorge e Santiago. As últimas homenagens ocorreram no Cemitério São Vicente.

O político foi eleito pela primeira vez vereador em Canoas aos 26 anos e, aos 32, deputado federal. Entre as ações de que mais se orgulhava está a autoria do Projeto de Lei 991/1988, que viria a ser transformada posteriormente na Lei Ordinária 7998/1990. Foi por meio dela que seria criado o seguro-desemprego, o abono salarial e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Na capital federal destacam-se também os projetos de lei da Anistia geral e irrestrita.

Biografia

Uma biografia política foi escrita pelo historiador Douglas Souza Angeli, chamada "Sem Ódio e sem Medo" (2019). "Foi eleito deputado federal em 1974, na eleição que virou um marco da oposição contra a ditadura", explica. "Fez parte do chamado grupo dos "autênticos" do MDB, que queriam acelerar o processo de abertura e acabar com a ditadura." Angeli destaca que Uequed foi autor de um dos projetos mais avançados de anistia. "Previa inclusive anistiar os militares perseguidos pela ditadura", recorda. "Também atuou pelo fim das áreas de segurança nacional, para que estes municípios pudessem retomar as eleições para prefeito, como Canoas."

"Advogado brilhante", diz prefeito Nedy

Lideranças políticas do município se manifestaram sobre a perda do ex-parlamentar. O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou o protagonismo de Uequed. "Advogado brilhante, deputado federal constituinte, que fez resplandecer, nas paredes do Congresso Nacional, o que raras vezes se vê entre os políticos do país", disse. "Hoje nos despedimos de um dos maiores políticos da história de Canoas."

Lideranças

O deputado federal eleito, Luiz Carlos Busato, também se pronunciou. "O nosso último encontro foi no dia 2 de outubro, quando, mesmo debilitado pela doença que enfrentava, foi exercer a cidadania do voto", lembra. "Em 2019, tive a alegria de indicá-lo a uma das inúmeras homenagens que recebeu em vida, a medalha Pinto Bandeira, honraria máxima da cidade."

Já o prefeito afastado, Jairo Jorge, disse: "Durante três anos, Uequed presidiu a Comissão de Ética, criada em maio de 2009, pela minha administração". "Foi um tribuno destemido."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual