Publicidade
Notícias | Região R$ 60 MILHÕES DE INVESTIMENTOS

Primeira roda-gigante temática do mundo será em Canela no Mundo a Vapor

Estrutura terá 52 metros de altura, 32 cabines e deve ser inaugurada em outubro de 2023, em espaço junto ao atrativo já existente

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 04.11.2022 às 18:59 Última atualização: 04.11.2022 às 19:00

 O Mundo a Vapor, parque temático localizado em Canela, anunciou nesta sexta-feira (4) que a roda-gigante que será construída junto ao seu complexo será a primeira temática do mundo. A estrutura, denominada "Roda-Gigante Serra Gaúcha", terá 52 metros de altura, 32 cabines, vista de 360 graus e investimentos de R$ 60 milhões. Ela deve ser inaugurada em outubro de 2023. "O fundador nos deixou em 2017. O sonho do pai virou o nosso e precisávamos levar esse legado adiante. É um sonho que agora se torna realidade", conta a CEO do atrativo, Lenise Urbani, também filha de um dos fundadores do empreendimento. 

Nova fachada e roda-gigante marcam projeto de expansão do Mundo a Vapor
Nova fachada e roda-gigante marcam projeto de expansão do Mundo a Vapor Foto: Mundo a Vapor/Divulgação

A nova atração é totalmente customizada e conta com a parceria da empresa Interparques Holding, especialista em implantação e operação de rodas-gigantes no Brasil, comandando duas no País, em Balneário Camboriú e finalizando a segunda em São Paulo. Conforme o diretor da Interparques, Cícero Fiedler, os equipamentos são únicos, construídos de forma exclusiva para a empresa. "Nosso desenho é único, conforto e segurança são diferenciais. Um dos objetivos era trazer algo que servisse não só como renovação, mas também para todo o destino. A roda-gigante tem esse poder. Você já pensa em destinos tradicionais, como Londres e Las Vegas, por exemplo", diz. 

As cabines serão climatizadas, com aquecimento e ar-condicionado, contarão com câmeras, interfone e vidros antiembaçantes. Elas serão tematizadas, e terão um storytelling que liga à história do empreendimento. A apresentação deve ser feita de forma inédita apenas na inauguração. As obras, entretanto, estão previstas para iniciarem ainda neste ano. O processo de fabricação do material é feito no exterior e já está sendo realizado, devendo chegar ao Brasil em maio. Antes, as fundações serão feitas e tudo o que é necessário para receber a estrutura. Após, iniciará a montagem e testes de operação. "Não será apenas um passeio de selfies, mas também lúdico", justifica Cícero. O atrativo também deve ofertar experiências noturnas e terá tecnologias inéditas com iluminação de LEDs de última geração. 

A divulgação do projeto de expansão da marca foi realizada durante a 34ª edição do Festival Internacional de Turismo - Festuris Gramado, e contou com a participação do prefeito de Canela, Constantino Orsolin, da secretária de Turismo, Carla Reis, e do secretário de Meio Ambiente, Alfredo Schaeffer. 

Para o prefeito, muitas mudanças serão acarretadas no turismo da cidade com o novo empreendimento. "Canela vai ser uma antes e outra depois dessa expansão. Eu quero ser o primeiro a andar. Por mim poderia ficar pronta antes até", revela. 

"Dos trilhos do trem para as alturas"

 Conforme a CEO do Mundo a Vapor, Lenise Urbani, uma mudança na fachada trará mais movimento. Canos que conduzem o vapor e um túnel de entrada serão colocados e construídos. "A ideia é que a experiência inicie já na entrada, com um pré-show, de forma imersiva. Será contada a história dos irmãos Urbani, através dos personagens, queremos ter uma conexão com o público infantil. Após, o público dá a volta de trem e então faz o embarque na Roda", conta. 

A área externa do parque será ampliada em 1,5 mil metros quadrados e a administração estima que mais de 300 mil visitantes passem pelo empreendimento no primeiro ano. "Estamos indo, literalmente, dos trilhos do trem para as alturas", brinca Lenise.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual