Publicidade
Notícias | Região NO TEATRO FEEVALE

Cientista que sequenciou a Covid-19 abre Inovamundi com palestra na próxima segunda-feira

Jaqueline Goes de Jesus abre evento de ciências e inovação que reúne mais de 1000 pesquisas científicas nacionais e internacionais até o próximo dia 12

Por Júlia Taube
Publicado em: 05.11.2022 às 15:25 Última atualização: 05.11.2022 às 15:26

Investigações científicas e extensionistas produzidas por estudantes de todos os níveis de ensino estão em evidência na região com o Inovamundi, evento de ciência e inovação da Universidade Feevale. As apresentações dos trabalhos, que são abertas à comunidade, tiveram início no último dia 3 e ocorrem até o dia 12, nos três Câmpus da instituição, em Novo Hamburgo e Campo Bom.

A abertura oficial ocorre na próxima segunda-feira (6), com palestra da biomédica e cientista que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus da Covid-19, Jaqueline Goes de Jesus, no Teatro Feevale, às 19h30. Para participar é gratuito, entretanto é solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível no acesso do evento e que será destinado ao Banco de Alimentos. Mesmo sem cobrança, é preciso retirar o ingresso, que está disponível no site da Blueticket.


Após dois anos, o evento volta ao formato presencial com mais 1.100 apresentações nas mais diversas áreas do conhecimento e reúne alunos de instituições do Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Além disso, conta com a participação de alunos da Colômbia, Uruguai e Estados Unidos.

O programa busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na educação básica. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, é neste momento que se congraçam todas as produções de conhecimento da instituição em vários setores e com várias abordagens.

“Nos dá muito prazer contar com a participação de estudantes de outras instituições, demonstrando seus resultados, e esse é, para nós, um ponto alto do ano que nos dá muita alegria, pois demonstra a pujança da pesquisa e da extensão que se realiza dentro da Instituição”, afirma Spilki.

O Inovamundi é dividido em quatro eventos e os trabalhos concorrem em diferentes categorias, sendo elas: Seminário de Pós-graduação (SPG); Feira de Iniciação Científica (FIC); Salão de Extensão (SE) e Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) da Escola de Aplicação Feevale. No dia 10 janeiro de 2023, às 18 horas, as melhores pesquisas serão divulgadas e receberão premiação.

Quem ficar em primeiro lugar no SE poderá escolher entre uma bolsa de 60% para mestrado ou bolsa de 100% para especialização na Universidade Feevale. Já na FIC, os três primeiros lugares poderão escolher entre uma bolsa de 60% para mestrado ou bolsa de 100% para especialização na Universidade Feevale, sendo um prêmio para cada grande área do conhecimento. Por fim, no SPG haverá premiação apenas para o primeiro colocado, no qual o vencedor terá sua inscrição, passagens de avião e três diárias pagas em hotel para assistir a próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Mulheres na ciência

O ponto alto do evento será marcado pela abertura do Inovamundi na próxima segunda-feira, momento em que Jaqueline conduzirá a palestra com a temática 'A força da ciência jovem e feminina no Brasil'.

Biomédica de formação e doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia, ela coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020. Atualmente, a cientista desenvolve pesquisas pelo CADDE - Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology e no Department of Infectious Disease Epidemiology no Imperial College London.

biomédica Jaqueline Goes
biomédica Jaqueline Goes Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Evento também oferece atividades culturais

O Inovamundi ainda oferecerá uma programação cultural gratuita e aberta ao público. As atividades ocorrem na Rua Coberta do Câmpus II, a partir das 18h30, exceto na segunda-feira (7), quando o Projeto Dançar se apresenta às 19h30 na abertura do programa, no Teatro Feevale. Confira a programação:

  • Dia 8, terça-feira: Laboratório de Canto do Movimento Coral Feevale
  • Dia 9, quarta-feira: Tainan Pires
  • Dia 10, quinta-feira: Movimento Teatral Feevale
  • Dia 11, sexta-feira: Banda Studio 6

Confira a programação:

3/11, quinta-feira: Samuel Zanchetta
4/11, sexta-feira: Mega Dance/Em Dança
8/11, terça-feira: Laboratório de Canto do Movimento Coral Feevale
9/11, quarta-feira: Tainan Pires
10/11, quinta-feira: Movimento Teatral Feevale
11/11, sexta-feira: Banda Studio 6

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual