Publicidade
Notícias | Região MEIO AMBIENTE

Fiscalização ambiental remove redes de pesca irregulares no Rio dos Sinos

Mais de 50 peixes foram retirados das tramas irregulares durante a ação

Por Redação
Publicado em: 05.11.2022 às 08:18

Durante uma ação de fiscalização ambiental no Rio dos Sinos, em São Leopoldo, agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal e do setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) apreenderam quatro redes de pesca com malha inferior a 7 milímetros.

Mais de 50 peixes foram retirados das tramas irregulares durante a ação nesta sexta-feira (4)
Mais de 50 peixes foram retirados das tramas irregulares durante a ação nesta sexta-feira (4) Foto: Divulgação
A operação foi realizada na sexta-feira (4). Além de estarem fora do padrão permitido por lei, as redes, conforme os agentes, estavam em uso no chamado "período do defeso", a piracema. Conforme os agentes, não foi possível identificar os responsáveis. 

Foram retirados das tramas irregulares mais de 50 peixes que foram devolvidos ao rio para poderem se desenvolver plenamente. Entre as espécies estavam cascudos e branquinhas, entre outros. Quem for detido pela pesca ilegal pode ser punido com uma multa entre R$ 700 e R$ 100 mil, além de reclusão de até três anos. A pesca amadora com caniço e linha de mão é permitida, mas somente com um anzol.

O chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental da Semmam, João Chaves, alerta sobre a importância dos pescadores respeitarem o período onde a pesca é limitada. “Durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro é proibida a atividade por conta do período do defeso, quando ocorre a piracema, que é a reprodução dos peixes, na qual eles se deslocam até as nascentes ou regiões rasas dos rios para desovar. A medida é necessária para a preservação das espécies, mantendo o equilíbrio ambiental”, comentou.

Já de acordo com o inspetor chefe do GDA, Émerson dos Anjos, a equipe está muito bem preparada para realizar a fiscalização. “Com a recente capacitação dos agentes do GDA no curso da Marinha para a condução de embarcações, o serviço de patrulhamento poderá ser realizado com maior frequência, mais eficiência e por mais profissionais.”, destacou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual