Publicidade
Notícias | Região LITERATURA EM DESTAQUE

38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo começa nesta terça-feira na Praça do Imigrante

Com estandes de 12 livreiros, bate-papos, atrações teatrais e musicais, a programação segue até domingo. Nesta edição, a professora Joice Lamb foi escolhida como patrona

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 14.11.2022 às 18:02 Última atualização: 14.11.2022 às 18:03

A praça é do povo como o céu é do Condor. Quem escreveu essa frase foi o poeta Castro Alves, no poema "O povo ao poder", publicado no livro Espumas Flutuantes, em 1870. E desta terça-feira (15) até domingo (20), este democrático e popular espaço, que é a praça, será do povo e também dos livros.

Professora Joice Lamb, patrona da 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo
Professora Joice Lamb, patrona da 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

A 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo começa nesta terça-feira na Praça do Imigrante, no Centro. A programação inicia às 15 horas e a abertura oficial é às 19 horas. Com estandes de 12 livreiros, eventos de bate-papo, atrações teatrais e musicais, a programação segue até domingo (20).

O tema desta edição é "Florescendo a Cidade". A Feira é promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias municipais da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc). O evento é gratuito.

Professora Joice Lamb, patrona da  38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo
Professora Joice Lamb, patrona da 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

Nesta edição, a professora Joice Lamb foi escolhida a patrona da Feira. Ela é coordenadora pedagógica da EMEF Professora Adolfina Diefenthäler. É professora concursada da rede municipal desde 1991, quando tinha 19 anos. Em 2019, foi agraciada com o prêmio Educador Nota 10.

Para a patrona, a mudança de local, da Praça 20 de Setembro para a Praça do Imigrante, passa uma mensagem sobre a importância da literatura.


"Principalmente agora que o mundo está todo virtual, as pessoas parecem estar perdendo o contato com o livro impresso, como se tudo pudesse ser lido em uma tela. Quando a prefeitura coloca a feira aqui, acho que está dando um sinal, está colocando a literatura em um ponto central da cidade”, avalia.

Em sua primeira experiência como patrona de uma feira, Joice espera ter a oportunidade de conversar com bastante gente sobre a importância da leitura e da poesia na vida das pessoas.

"Às vezes a gente fala do livro, pensando nele só como um objeto e não como uma coisa cheia de possibilidades. No vídeo que a Secult fez, eu falei que o livro é uma janela. Mas não é só isso, o livro também pode ser um cobertor, um abraço, uma aventura ou um espelho, quando a gente se encontra naquilo que leu."

Primeiro livro

Joice é filha de trabalhadores da indústria do calçado. Ela conta que, na infância, não havia livros infantis em casa. Este contato veio por meio da escola.

"Na terceira série quando ganhei um livro didático e, no final, tinha a história da Pequena Sereia, que eu li várias vezes. Naquele momento, eu lembro de ter encontrado um encantamento", recorda.

Missão por acaso

Quem troca duas ou três frases com a professora Joice entende que seu trabalho é uma missão. É até difícil acreditar que ela escolheu a profissão por acaso. Um professor de handebol conseguiu uma bolsa de estudos para um grupo de alunas cursarem magistério no Colégio Santa Catarina, por meio de um convênio, e Joice aproveitou a oportunidade.

Professora Joice Lamb, patrona da  38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo
Professora Joice Lamb, patrona da 38ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

"Até durante o magistério, eu achava que seria uma professora meia boca, sabe? Eu não acreditava muito em mim. Mas quando eu tive minha primeira turma, eu fiquei encantada com as crianças, com pensamentos que eles tinham, com os jeitinhos deles."

Joice sempre buscou estimular os alunos por meio da escrita e do teatro. Em 1996 e 97, editou dois livros, de mais de cem páginas cada, com poemas escritos pelos alunos da EMEB Martha Wartenberg, onde lecionava.

Lançamento

Em setembro de 2022, Joice publicou seu primeiro livro: "A Vida Escrita: Memórias de uma Professora", que ela define como um livro de lembranças. A obra foi lançada pela editora Ática, e integra a coletânea Delas, que traz livros de memórias e lembranças escritos por mulheres.

Nesta quarta-feira (16), às 17 horas, ocorre o evento de lançamento do livro, no espaço Autoria, dedicado aos lançamentos de autores independentes.

Ela participa também na abertura oficial da Feira, além de participar de eventos de lançamento e circular pela praça ao longo dos dias de evento. Além do trabalho na escola, Joice escreve crônicas, poesias e artigos. Alguns de seus poemas são publicados na página @segredos_em_mim.

Programação

A programação terá atrações para todas as idades, da manhã à noite. Além do palco principal, na praça, haverá atrações também na Casa das Artes, Espaço Cultural Albano Hartz e no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.

Nos turnos da manhã e tarde, as atividades serão voltadas para o público infantil e juvenil, com espetáculos teatrais e a participação de grupos da região.

O Grupo Rococó apresenta "De La Mancha: o cavaleiro trapalhão"; a Cia, do Riso traz a contação de história "Um doce de vó" e a atriz Deborah Finocchiaro apresenta Leitura às Cegas - Uma Jam Literomusical para abrir olhos e ouvidos.

A programação voltada ao público adulto terá happy hour embalado por música ao vivo, lançamentos e bate-papo com autores. Entre os nomes confirmados, Gláucia de Souza, Athos Beuren, Simone Saueressig, Henrique Schneider, Anna Claudia Ramos e o cantor e escritor Oswaldo Montenegro participa de bate-papo, na quinta-feira (17), às 19h30, no palco principal. O encerramento da Feira, no domingo, às 20 horas, terá show com Vitor Ramil, no palco principal.

Confira a programação completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual