Publicidade
Notícias | Região ABANDONO DE ANIMAIS

Gatos são abandonados pela segunda vez em frente a residência em Sapiranga

Caso ocorreu no bairro Centenário e é investigado pela Polícia Civil

Por Júlia Taube
Publicado em: 14.11.2022 às 13:28 Última atualização: 14.11.2022 às 16:55

A câmera de segurança instalada no portão da residência do autônomo Luiz Fernando Strassburger, 66, bairro Centenário, em Sapiranga, parece não intimidar. Pela segunda vez em pouco mais de um mês, três gatos foram abandonados em frente a sua casa no último dia 1, por volta das 22h25.

Mulher abandona gatos no bairro Centenário, em Sapiranga
Mulher abandona gatos no bairro Centenário, em Sapiranga Foto: Reprodução/Acervo Pessoal


Mesmo sendo considerado crime de maus-tratos no Brasil pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, lei nº 9.605/98, o abandono de animais se tornou recorrente. A indignação tomou conta do autônomo, já que no dia 25 de setembro Strassburger passou pela mesma situação, quando uma mulher deixou uma caixa de papelão contendo quatro gatos, ainda filhotes. Desta vez, a cena se repetiu muito semelhantemente. Outra pessoa, também do sexo feminino caminha em direção ao portão, segurando uma caixa de papelão na qual abrigava os três gatos.

Strassburger conta que sempre gostou de animais, tanto que tem seus próprios gatos em casa. Entretanto, a situação desperta revolta nele. Ele afirma que é preciso ter responsabilidade sobre os animais e que o abandono é inadmissível. “Eu não posso ficar com esses gatos. Isso nunca aconteceu. Eles acham agora que eu estou pegando os gatos de rua e estou levando para a casa, mas não é assim”, declara ele.

Para que a situação não fique impune, Strassburger registrou boletim de ocorrência nas duas ocasiões, junto à 3º Delegacia de Polícia de Sapiranga, e forneceu as imagens das câmeras de segurança dos dois momentos, na qual mostram as mulheres praticando os crimes. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Clóvis Nei da Silva, o caso está sendo investigado.

Em busca de um lar responsável

Na primeira vez em que o crime ocorreu, Strassburger relata que cuidou dos filhotes. Entretanto, por serem muito pequenos, acabaram não sobrevivendo. Desta vez, o morador de Sapiranga está em busca de um novo lar responsável para os felinos. “Eu não sei porque as pessoas fazem isso. Eu fiz a minha parte, mas não posso ficar com eles. Não foi uma escolha minha”, diz ele.

A prefeitura de Sapiranga afirmou que “irá auxiliar a encontrar um lar temporário aos animais juntamente de grupos de proteção parceiros do município”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual