Publicidade
Notícias | Região PRÉDIO EM CHAMAS

Incêndio de grandes proporções atinge empresa em Nova Santa Rita

Indústria química fica na Estrada da Pedreira. Fogo teria começado por volta das 18 horas deste domingo (20)

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 20.11.2022 às 19:49 Última atualização: 20.11.2022 às 22:54

O Corpo de Bombeiros de Canoas combate um incêndio em uma empresa de Nova Santa Rita, desde o fim da tarde deste domingo (20). De acordo com a corporação, uma guarnição foi deslocada para a Estrada da Pedreira, onde as chamas atingem uma indústria química. A equipe precisou solicitar reforço de unidades próximas. Por volta das 22 horas, 70 bombeiros atendiam a ocorrência, além funcionários que integram a Brigada de Incêndio uma petroquímica da região.


Fotos de moradores mostram que o prédio que pegou fogo fica próximo a um conjunto de casas. A fumaça podia ser vista da cidade de Novo Hamburgo.

Segundo o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, uma brigadista que ajudava a apagar as chamas precisou de atendimento médico, mas passa bem. Não há relatos de feridos. Um empresário de 52 anos que ofereceu apoio no combate morreu após uma parada cardiorespiratória, mas ainda não é possível afirmar se a morte tem relação direta com o incêndio. Conforme o prefeito, ele foi encontrado desmaiado e levado ao hospital, mas não resistiu. O homem atua no ramo de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

Motoristas enfrentam lentidão na BR-386, neste domingo (20), por conta do bloqueio
Motoristas enfrentam lentidão na BR-386, neste domingo (20), por conta do bloqueio Foto: Igor Müller/GES-Especial
Por questões de segurança, o acesso ao bairro foi interrompido. Às 19h35, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou bloqueio total do fluxo de veículos em ambos os sentidos na BR-386, no trecho do quilômetro 438, em Nova Santa Rita. O trânsito seguia bloqueado às 21h30. Neste horário, o congestionamento era de quatro quilômetros no sentido interior-capital e de dois quilômetros no sentido capital-interior, segundo a CCR ViaSul. A rodovia foi liberada perto das 23 horas.

"Não se aproximem no endereço do sinistro. Evitem o entorno. A orientação é que a comunidade siga as instruções dos órgãos de segurança que atuam no endereço desde o chamado inicial", publicou Battistella em uma rede social. 

Vizinhos precisam sair de casa

Moradora do bairro Pedreira, a pedagoga Cherle Loana Portella, 36 anos, conta que a Brigada Militar (BM) rapidamente chegou ao local e fechou o acesso. "Quando fui ao mercado buscar pão, vi o incêndio, e a Polícia já não deixava mais passar na rua. Temos a BM na esquina, eles chegaram no início, já orientando", relata.

Inicialmente, os vizinhos da rua lateral, onde mora Cherle, foram orientados a ficar longe da área isolada. Depois, por segurança, a recomendação foi que saíssem de casa. "Vamos sair. A Polícia pediu para, quem puder, evacuar." Conforme a prefeitura, casas a 150 metros de distância da empresa foram evacuadas.

Os Bombeiros não informaram se e quantas residências no entorno da indústria foram danificadas.

Corte de luz

De acordo com o prefeito de Nova Santa Rita, o governo municipal solicitou à RGE que a energia elétrica do local seja cortada. "Trabalhamos agora para preservar a vida das pessoas", afirmou Batistella, acrescentando que o ramo da empresa dificulta o combate às chamas. "É importante que as pessoas saibam que é produto químico que está queimando, então não é tão fácil de apagar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual