Publicidade
Notícias | Região SAÚDE PÚBLICA

Família de idoso que caiu no valão acusa hospital de Novo Hamburgo de negligência

Após receber alta, homem precisou ser internado novamente, em outra instituição, e descobriu que havia quebrado a coluna. Hospital Municipal diz que atendimento prestado foi adequado

Por Kassiane Michel
Publicado em: 22.11.2022 às 18:47 Última atualização: 22.11.2022 às 20:28

Após receber atendimento no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), o idoso que caiu no Arroio Luiz Rau, na última quinta-feira (17), voltou a ser hospitalizado. Edir Cerentini, de 76 anos, está internado no Hospital Centenário, em São Leopoldo, e aguarda transferência para um hospital de referência, onde passará por uma cirurgia na coluna.

Idoso foi atendido no Hospital Municipal de Novo Hamburgo na quinta-feira
Idoso foi atendido no Hospital Municipal de Novo Hamburgo na quinta-feira Foto: Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo
Filha do idoso, Jerusa Pavanatto Cerentini, 45, afirma que houve negligência por parte da casa de saúde hamburguense, que não identificou a fratura. Na data do acidente, o idoso foi levado para o hospital após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), o paciente fez exames de raio X no tórax, na bacia e nas articulações, e em seguida foi liberado.


Jerusa relata que o pai é morador de São Leopoldo e que, no dia da queda, estava em Novo Hamburgo para fazer um exame. No caminho até a clínica, conta, Edir teve um mal-estar e caiu dentro do valão. Ainda na quinta-feira, recebeu alta do hospital hamburguense e voltou para casa. Na sexta-feira (18), porém, conforme relata a filha, o pai sentiu fortes dores na coluna e foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital leopoldense, onde permanecia internado até a tarde desta terça-feira (22).

Por meio de exames, a equipe de saúde da instituição de São Leopoldo descobriu que o idoso havia quebrado a coluna, possivelmente por conta da queda no valão. "Eles [o HMNH] foram muito negligentes. Assim que der, nós vamos tomar providências", afirma Jerusa sobre o Hospital Municipal de Novo Hamburgo.

Contraponto

Questionada pela reportagem, a FSNH afirmou que o idoso "recebeu o atendimento de urgência adequado" e que "foi avaliado pelos médicos que pediram raio X no local onde o senhor dizia sentir dor".

"Em nenhum momento ele citou a coluna. Depois, foi reavaliado pelo traumatologista e novamente não falou nada de dor na coluna. O paciente saiu bem do hospital e orientado, como é costume, a retornar no caso de sentir novas dores", diz a nota.

Transferência

A família espera que Edir seja transferido para realizar a cirurgia o mais rápido possível. "Tem que esperar chamar. Não tem previsão. Pode ser essa semana, pode ser na semana que vem ou no mês que vem. Nós estamos rezando para que seja logo", comenta Jerusa. 

A Fundação Hospital Centenário confirmou que o idoso far´o procedimento na coluna e que "foi cadastrado no Gerint [Gerenciamento de Internações Hospitalares do RS] para ser encaminhado para cirurgia no hospital de referência".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual