Iahcs completa dois meses à frente do Hospital de Pronto Socorro de Canoas
Maior desafio estrutural da instituição é a substituição do tomógrafo, da mesma idade e tempo de uso do PS, 17 anos.
O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) está há dois meses sendo gerido pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (Iahcs) que entrou após cinco meses de intervenção estadual na gestão da casa de saúde. O contrato emergencial prevê seis meses de vigência. A avaliação da equipe diretiva é de que o período de transição ocorreu de forma tranquila. Harmônica é a palavra escolhida para definir a relação com a Prefeitura de Canoas. O maior desafio estrutural da instituição é a substituição do tomógrafo, da mesma idade e tempo de uso do PS, 17 anos.
O diretor Administrativo, Marcelo Elísio, destaca que o valor do contrato, de cerca de R$ 8,5 milhão ao mês, é suficiente para administrar o HPSC, responsável pelo atendimento de politraumatizados de 156 municípios. "O Iahcs tem 40 anos de experiência em gestão hospitalar e tem intenção de participar do processo licitatório e se manter em Canoas", revela o administrador. Os diretores Assistencial e Técnico, Angélica Bellinaso e Álvaro Fernandes, respectivamente, têm vários anos de trabalho dedicado ao Pronto Socorro.
"Foi natural mantê-los, pois são pessoas extremamente comprometidas com a instituição e com domínio do fluxo. Claro que o Iahcs trouxe a sua expertise para melhorar a gestão", reforça Marcelo.
Fase de ouro
Álvaro salienta a transição harmônica, sem solavancos. "Há muito tempo que não vivíamos um período como esse. Na área técnica considero que temos um período de ouro. Nossa taxa de ocupação está em 80%, o que significa que as portas de entrada e de saída estão funcionando corretamente", frisa. A área de atendimento do HPSC tem 2,5 milhões de habitantes. São 128 leitos disponíveis, dentre eles 20 de Unidade de Terapia Intensiva.
A taxa de ocupação, segundo Álvaro, tem relação direta com a assertividade no atendimento aos pacientes. "O objetivo é tratar com eficiência e liberação adequadas. Mitigando os tempos de internação. O HPS é responsável por salvar a vida e estabilizar os pacientes de trauma", explica.
A rede de saúde Canoas possui um sistema robusto, na avaliação do diretor Marcelo, o que está contribuindo para um melhor funcionamento do Pronto Socorro. "E estamos dispostos a contribuir e auxiliar, de forma partícipe com a experiência do Iahcs", revela.
Experiência na área educacional está contribuindo
Na opinião da diretora Angélica, a vivência educacional do Iahcs tem sido bastante impactante para melhorar o atendimento aos pacientes do HPSC. Um exemplo destacado, é a realização dos "rounds" - métodos que possibilitam aos profissionais na área da saúde a discussão e aprofundamento sobre casos atendidos. As plataformas virtuais de trabalho utilizadas pelo Instituto, também estão sendo úteis. "O treinamento e aperfeiçoamento das equipes multidisciplinares são enriquecedores".
HPSC atua com cerca de 180 médicos
O corpo técnico do hospital conta com 180 médicos de diversas especialidades. Cerca de 50% deles contratados como pessoa jurídica e a outra metade por meio da CLT. "Os celetistas foram pagos nos cinco dias úteis. 50% dos PJs receberam na data pré-combinada e o restante uma semana depois. Segundo os diretores, a questão foi avisada e discutida com os profissionais, que entenderam a situação e deram o voto de confiança.