Publicidade
Notícias | Região ESPORTE

Judoca volta para Canoas com medalha de ouro

João Pedro foi campeão sub-15 no Pan-Americano do Panamá

Por Taís Forgearini
Publicado em: 30.11.2022 às 09:45 Última atualização: 30.11.2022 às 10:43

Promessa do judô gaúcho, João Pedro Fraga Medeiros, 14, retornou para Canoas com a medalha de ouro do Pan-Americano, na categoria sub-15. O campeonato ocorreu entre os dias 24 e 25 de novembro, na Cidade do Panamá.

Estudante do Colégio Maria Auxiliadora é destaque é promessa no esporte
Estudante do Colégio Maria Auxiliadora é destaque é promessa no esporte Foto: PAULO PIRES/GES

O judoca venceu as três lutas em que disputou, todas com o golpe máximo do esporte, o ippon. Considerado o "nocaute" do judô, o golpe ocorre quando na projeção, com queda, o oponente cai com as costas por completo no tatame.

As vitórias foram contra um judoca equatoriano e dois norte-americanos. "As lutas foram difíceis. Os ensinamentos e as técnicas passadas pelos senseis foram fundamentais para a minha conquista", comenta o jovem. "Trouxe essa medalha para o Brasil, para o Rio Grande do Sul e para todos que me apoiaram, além dos meus familiares e amigos".

Medeiros integra a equipe Kiai Associação Canoense de Judô, ele mantém uma rotina intensa e regrada de treinos na academia Cejuc. "Para manter o corpo e a mente saudáveis é necessário uma rede de apoio. Minha equipe e a Cejuc são peças importantes nas minhas vitórias e conquistas no esporte", aponta o adolescente.

Aluno do Colégio Maria Auxiliadora (CMA), o judoca conta que a instituição foi essencial na formação de valores dentro e fora do tatame. "O respeito, a disciplina e a responsabilidade ensinados pelo CMA levo para a vida", diz Medeiros. "São lições para o meu crescimento pessoal e esportivo", conclui.

Próxima categoria

 A competição do Pan-Americano foi a última que Medeiros participou na categoria sub-15. O próximo desafio do jovem será na categoria sub-18. No início de dezembro, o judoca viaja para São Paulo para disputar a Seletiva Nacional.

"Meu sonho é me tornar um atleta profissional e participar das Olimpíadas representando o Brasil", destaca.

A mãe do jovem, Tatiane Fraga Medeiros, fala sobre a dificuldade de ter patrocínio. "Estamos em busca. A viagem para disputar o Pan-Americano só aconteceu porque fizemos vaquinha, rifa, venda de alimentos e também tivemos alguns apoiadores do setor privado".

Para patrocinar e/ou apoiar o judoca, os interessados podem entrar em contato no telefone (51) 99329.5327, com Alexandre Medeiros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual