Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Por Covid, hospitais de Canoas têm novas regras

Graças e HU suspendem visitas; HPSC restringe para uma por dia

Por Taís Forgearini
Publicado em: 01.12.2022 às 09:34 Última atualização: 01.12.2022 às 10:21

A alta transmissibilidade da subvariante BQ.1 do coronavírus é um dos principais motivos para o avanço da Covid-19 em Canoas. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e o Hospital Universitário (HU) suspenderam as visitas a pacientes. Já o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) restringiu para uma vez ao dia.

Tiellen Rosses leva lanche para cunhado no HSNG
Tiellen Rosses leva lanche para cunhado no HSNG Foto: PAULO PIRES/GES

O médico infectologista, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar no HNSG, Rafael Missio, explica que segue permitido um acompanhante para pacientes idosos, para menores de idade e pessoas com necessidades especiais. Para os demais não está permitido acompanhantes. "Nesse momento é importante a compreensão da população. A medida de suspender as visitas é com o intuito de diminuir o contágio", destaca. "Em relação aos acompanhantes é necessário que estejam com o esquema vacinal completo, o uso de máscara e também é feito a testagem deles".

No HU, as restrições seguem iguais ao do Gracinha, com a diferença que não há necessidade de apresentar dos acompanhantes apresentarem a carteira vacinal e não é feita a testagem. "É uma tentativa de frear a disseminação do vírus", ressalta o diretor técnico do hospital, Paulo Nader. "Nas últimas semanas, cerca de 30% dos funcionários foram positivados. A testagem que utilizamos não informa a cepa, mas o mais provável é que seja a BQ.1".

HPSC reduz para uma visita por dia aos pacientes

Diretora Assistencial do HPSC, Angélica Bellinaso, diz que o hospital optou por reduzir para uma visita ao invés de suspender totalmente.

"Por não sermos referência para a doença e não termos identificado um aumento significativo entre funcionários e pacientes não houve a necessidade de proibição", salienta. "Estamos atentos a qualquer aumento".

As visitas nas unidades de internação ocorrem das 10h:30min às 11 horas para leitos pares e das 16 às 16h30min para ímpares. Na UTI, das 12 às 12h:30min e 16 às 16h:30min.

Mudança na rotina hospitalar

A moradora do bairro Mathias Velho Tiellen Rosses Eli, na tarde de quarta-feira (30), foi até o HNSG para levar um lanche para o cunhado que testou positivo para a Covid-19.

"Ele fez o teste rápido, agora está aguardando para fazer o de RT-PCR. Até o momento, ele não precisou internar. Por isso, estou aqui para levar um lanche para ele", conta a vigilante. "Ele não gosta de ficar sozinho. Se for internado não vou poder visitar", conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual