Publicidade
Notícias | Região ATENDIMENTO DE SAÚDE

Consultas médicas na região são aceleradas por consórcio entre prefeituras

Estância começou mutirão e Dois Irmãos zerou fila de especialidade; investimento total é de R$ 28 milhões

Por Débora Ertel
Publicado em: 05.12.2022 às 03:00 Última atualização: 05.12.2022 às 12:16

A união entre prefeituras começa a fazer diferença na saúde da região. Já tem cidades comemorando os números do CP Sinos, consórcio que uniu sete municípios para contratação de 380 tipos de atendimentos, em um investimento conjunto de R$ 28 milhões. Estância Velha, onde havia fila de 400 pessoas para atendimento cardiológico, acaba de começar um mutirão para 300 atendimentos. Dois Irmãos já conseguiu zerar a demanda por neuropediatria.

Maria Elisa Husulak, 61 anos, esperava há três meses
Maria Elisa Husulak, 61 anos, esperava há três meses Foto: Débora Ertel/GES-Especial

O edital do Consórcio Público CP Sinos foi lançado em agosto, em chamada pública liderada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars). Segundo nota da Amvars, dez estabelecimentos de saúde se credenciaram, sendo que Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos e Estância Velha já estão usufruindo dos atendimentos. Também integram o CP Sinos as prefeituras de Sapiranga, Nova Hartz e Novo Hamburgo.


O recurso é empenhado à medida que as consultas, exames e cirurgias são realizadas. O prazo de vigência do credenciamento é de até 12 meses, podendo ser prorrogado ou não.

Estância Velha neste sábado deu início a um mutirão de 300 consultas cardiológicas. A média municipal é de 140 consultas por mês na especialidade. Sábado foram 40 consultas. A Secretaria Municipal da Saúde realizou a contratação de mais consultas, através do CP Sinos, que serão realizadas em Novo Hamburgo, a fim de suprir a demanda.

Conforme o prefeito Diego Francisco, a ação tem o objetivo de diminuir o tamanho da fila de espera, que atualmente tem cerca de 400 pacientes para a primeira consulta. Há pacientes esperando há oito meses, segundo Francisco.

Com a ampliação dos atendimentos, a partir de agora o tempo de espera para consultas com cardiologista não deve ultrapassar um mês. De acordo com o prefeito, o consórcio vai permitir contratar outros serviços de maneira facilitada, pois é um processo menos burocrático e também mais barato.

Em Dois Irmãos, o prefeito Jerri Meneghetti também comemora os resultados do CP Sinos. "Zeramos a fila de espera para consultas de neuropediatria e fizemos um grande volume de tomografias e ressonâncias", informa. A prefeitura fará adesão de mais serviços. Meneghetti também preside a Amvars e avalia como positiva a união dos municípios.

Moradora faz consulta após meses esperando

"O consórcio deu certo. É uma ótima opção para solucionar de forma rápida os problemas mais imediatos dos municípios, sem a necessidade de formalizar longos contratos com prestadores de serviços, que acabam se tornando mais onerosos", sintetiza Jerri Meneghetti.

Ele explica que alguns municípios estão utilizando o CP Sinos para atender pacientes em serviços que já são oferecidos pelas secretarias de saúde locais e para as demandas reprimidas, que deveriam ser atendidas pelas referências do Estado.

Relato de pacientes

Morando em Estância Velha desde 2001, a massoterapeuta natural da Argentina Maria Elisa Husulak, 61 anos, recentemente descobriu que sofre de acromegalia, uma doença rara causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento. "Recebi o diagnóstico atrasado. Por isso tenho diabetes, pressão alta e o coração grande", explica.

Há três meses ela recebeu encaminhamento para consulta de urgência com cardiologista. O atendimento foi realizado na manhã deste sábado. "Me sinto muito cansada. Se caminho 30 metros é como se tivesse subido o Everest", disse.

Quem também foi atendida foi a dona de casa Eva Pompeo Borges, 66, que aguardava desde agosto. Preocupada por não conseguir a consulta, já estava buscando recursos para fazer na rede privada quando recebeu a ligação da Secretaria da Saúde confirmando o atendimento. "Se é uma emergência, o coração não espera", comentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual