Publicidade
Notícias | Região TALENTO

Escultor de São Leopoldo se destaca em mostra internacional

Rogers Lurroquel, 28, começou a fazer esculturas em troncos de árvores após ficar desempregado durante a pandemia

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 08.12.2022 às 03:00 Última atualização: 08.12.2022 às 07:35

Onde a maioria das pessoas enxerga apenas o tronco de uma árvore, o marceneiro Rogers Lurroquel, 28 anos, vê arte. E foi esta sensibilidade que o fez ter seu trabalho reconhecido mundialmente no início deste mês. Morador do bairro Campina, em São Leopoldo, o jovem, nascido em Esteio, começou a fazer esculturas em 2020, depois de ficar desempregado durante a pandemia. O que ele não imaginava era que um passatempo improvisado para amenizar a ansiedade por não conseguir trabalho se tornaria uma paixão e o levaria tão longe.

 

Artista leopoldense faz suas peças em atelier improvisado
Artista leopoldense faz suas peças em atelier improvisado Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A primeira obra como escultor nasceu por acaso. "Vi uma árvore que havia tombado durante o temporal na Avenida Caxias do Sul. Pedi autorização para a Prefeitura para trazer o tronco para casa. Com a motosserra emprestada de um amigo comecei a trabalhar e esculpi um cavalo", recorda. Dali em diante as ideias começaram a surgir e outras obras nasceram como um autorretrato, feito a partir de um pedaço de cedro gaúcho, uma vaca, do tronco de uma canafístula e a silhueta de uma mulher, em um angico-branco. Esta última a responsável por dar a Lurroquel reconhecimento internacional.

Ao pesquisar sobre escultores e exposições na Internet, Lurroquel descobriu o Luxembourg Art Prize, um prêmio artístico anual internacional, organizado pela Pinacoteca, museu privado situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. Dentre os mais de 500 inscritos ele se destacou entre os 100 melhores, recebendo certificado. Aos três primeiros colocados, artistas da França, Turquia e Alemanha, foram distribuídos prêmios de 50 mil, 20 mil e 10 mil euros respectivamente.

Para 2023, Lurroquel garante que tentará figurar nas primeiras colocações. Para isso já deu início ao seu novo projeto, novamente com inspiração feminina, mas dessa vez feita de correntes. "Trabalhar com esculturas era algo que eu não sabia como seria, se as pessoas aceitariam o meu trabalho. Agora, a partir deste certificado internacional, criei confiança de me colocar como escultor."

Atelier em casa

Para a produção das peças, Lurroquel reserva de duas a três horas diariamente, à noite. No atelier improvisado em um cômodo da casa, ele conversa com suas obras, talhando cavalos e lobos com a ajuda de um formão e um martelo. "A madeira fala comigo. Só de olhar eu já imagino o que pode sair dali", revela. Por meio de cursos, Lurroquel vai se aperfeiçoando e tem sonhos e planos grandiosos para o futuro. "Minha ideia é produzir peças suficientes para poder expor na Galeria de Artes de São Leopoldo."

Inspiração no "professor" Valter Frasson

Mergulhado no mundo da escultura em madeira, Lurroquel se deparou, pela Internet, com o também morador de São Leopoldo Valter Frasson. Encantado com o trabalho do artista, renomado mundialmente, com obras na Europa, América Latina, Estados Unidos, Japão e Canadá, o jovem buscou de todas as formas entrar em contato, até receber o convite para conhecer o atelier do ídolo. “Ele foi um pai para mim. Fiquei quatro horas no atelier acompanhando o trabalho dele. Ele pegou na minha mão, me mostrando como usar o formão, me deu várias dicas. Foi incrível”, diz.

Para o futuro, Lurroquel também pretende servir de inspiração para novos artistas. “Quero construir algo, inspirar meu filho ou outras crianças e jovens para que possamos ter uma nova geração de escultores de São Leopoldo e que daqui eles consigam ir para o mundo”, planeja. “É um mercado complicado, mas é gratificante quando as pessoas ficam deslumbradas, olhando a nossa arte. Isso não tem preço”, garante. Interessados em conhecer o trabalho do artista podem acessar o perfil dele no Youtube @ lurroquel. Lá ele detalha passo a passo a produção de cada uma de suas obras. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (51) 99380-7013.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual