Publicidade
Notícias | Região UNIDADE DO GRUPO DASS

Bombeiros fazem rescaldo do incêndio que atingiu pavilhão de empresa calçadista de Ivoti

Segundo a calçadista, o incêndio comprometeu cerca de 1.400 metros quadrados da unidade, que possui mais de 13 mil metros quadrados

Por Redação
Publicado em: 13.12.2022 às 11:29 Última atualização: 13.12.2022 às 13:19

Na manhã desta terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros de Ivoti fez o rescaldo do incêndio que atingiu um pavilhão da unidade de desenvolvimento de calçados do Grupo Dass, no bairro Sete de Setembro. O trabalho da guarnição finalizou por volta das 10h30. Por isso, a Rua Júlio Hauser ficou bloqueada até que o trabalho dos Bombeiros fosse concluído. Por volta das 11 horas, uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) se deslocou para o local, onde faz a perícia para determinar a causa do sinistro.

Na noite de segunda-feira (12), por volta das 19 horas, o fogo começou no prédio onde funciona o laboratório da calçadista. O combate às chamas, que teve o apoio dos Bombeiros de Estância Velha, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo, além de brigadistas da empresa, seguiu até as 22h30, horário em que o fogo foi controlado. Ninguém se feriu. No entanto,  trabalho dos bombeiros se estendeu, ao menos, até 3 horas desta terça-feira.

Na manhã desta terça-feira, a Rua Júlio Hauser ficou bloqueada até que o trabalho dos Bombeiros fosse concluído
Na manhã desta terça-feira, a Rua Júlio Hauser ficou bloqueada até que o trabalho dos Bombeiros fosse concluído Foto: Igor Müller/GES-Especial


O Grupo Dass se manifestou na manhã desta terça-feira, por meio de nota. Segundo a empresa, o incêndio comprometeu cerca de 1.400 metros quadrados da unidade, que possui mais de 13 mil metros quadrados. Ou seja, o fogo destruiu aproximadamente 10% da estrutura da unidade de Ivoti da calçadista que conta com 650 funcionários. Nesta manhã, o laboratório que foi atingido não está funcionando e, segundo a Dass, "colaboradores das áreas mais afetadas foram dispensados de suas atividades". Já os funcionários dos demais departamentos, trabalham normalmente nesta terça.

O incêndio não afeta a produção da indústria, que tem suas unidades fabris em outras cidades, mas compromete neste momento a parte de desenvolvimento de novos produtos. A festa de final de ano dos funcionários, marcada para a próxima quinta-feira, foi cancelada. Após a avaliação do IGP, a empresa vai avaliar os danos da estrutura e analisar como poderá recuperar o espaço.

Através da nota, a indústria lamenta o ocorrido. "Especialmente nesta reta final de ano, em que muitas áreas estavam focadas nas entregas finais das atividades, antes do período de férias coletivas. Respeito às pessoas e superação fazem parte dos valores da companhia que conta com a força dos colaboradores para que juntos possam superar este momento desafiador."

O combate

Durante o combate às chamas, na noite de segunda-feira, foi utilizada uma retroescavaderia para abrir um buraco em uma nas paredes do prédio e facilitar a ação dos Bombeiros. O veículo, inclusive, serviu para içar os trabalhadores que atuavam diretamente com as mangueiras de água. Um caminhão com espuma, recurso utilizado em incêndios com produtos químicos, também foi deslocado para uso na ação.

Para agilizar o abastecimento dos caminhões, o sistema de hidrantes do Instituto Ivoti foram necessários. 

Mobilização

Além da ação das equipes de bombeiros, diversas pessoas da comunidade e funcionários da empresa ajudaram no combate às chamas. Com panos amarrados no rosto para se proteger da fumaça, voluntários auxiliavam como podiam e ajudaram a desenrolar mangueiras e carregando os cilindros, enquanto os profissionais atuavam na linha de frente.

Na manhã desta terça, era possível ver no pátio da empresas diversas mangueiras estendidas sobre o gramado, além de equipamentos de proteção individual. 

Confira a nota do Grupo Dass na íntegra

"Um incêndio atingiu, na noite desta segunda-feira (12/12/2022), o Dass Footwear Creation Center – centro de desenvolvimento de calçados do Grupo Dass – que fica localizado na cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul. O fogo começou no início da noite em um dos laboratórios do desenvolvimento técnico. A queima comprometeu cerca de 1.400 metros quadrados de um total de mais de 13 mil metros quadrados.

O incêndio foi controlado por meio de uma força tarefa, que contou com o Corpo de Bombeiros de Ivoti e de municípios vizinhos, além do apoio dos brigadistas da empresa. Felizmente não havia pessoas no local e os danos foram apenas materiais. Nesta terça-feira, o Instituto Geral de Perícias deve apurar as causas do incêndio.

Colaboradores das áreas mais afetadas foram dispensados de suas atividades. A empresa mantém expediente normal para os demais departamentos.

O Grupo Dass lamenta profundamente o ocorrido, especialmente nesta reta final de ano, em que muitas áreas estavam focadas nas entregas finais das atividades, antes do período de férias coletivas. Respeito às pessoas e superação fazem parte dos valores da companhia que conta com a força dos colaboradores para que juntos possam superar este momento desafiador.

Sobre o Grupo Dass

A Dass é um dos principais grupos atuantes na área de gestão e sourcing para marcas esportivas na América Latina. Com mais de 40 anos de história, une tecnologia e inovação para criar calçados e vestuário para as maiores marcas esportivas do mundo. Com operações no Brasil e na Argentina, conta, atualmente, com mais de 30 mil colaboradores, nove unidades na cadeia produtiva de calçados e oito unidades na cadeia produtiva de vestuário, além de escritórios comerciais em São Paulo e Buenos Aires e opera uma rede de mais de 30 lojas próprias e e-commerce."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual