Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Vanazzi formaliza pedido por área do 16º GAC AP para o Tecnosinos

Prefeito encaminhou ofício ao quartel mostrando interesse em lote para expansão do parque

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 13.12.2022 às 03:00 Última atualização: 13.12.2022 às 06:55

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, entregou ofício ao comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), coronel Marcelo Neival Hillesheim, nesta segunda-feira (12). No documento manifesta, em nome do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), interesse de ficar com parte da área do 16º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP).

Vanazzi em encontro com o comandante do 19º BIMtz
Vanazzi em encontro com o comandante do 19º BIMtz Foto: Estevan Benacchi/Prefeitura de São Leopoldo

O 16º GAC AP, que está localizado na esquina das avenidas Unisinos e Theodomiro Porto da Fonseca e faz divisa de lote com a área onde fica o Tecnosinos, foi transferido em 2019 para a cidade de Formosa, Goiás.

De acordo com a Prefeitura, o comandante do 19º BIMtz, que ficou responsável pela área do 16º GAC AP, recebeu o documento e se comprometeu a levar adiante as tratativas. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, Vanazzi explicou que a decisão foi tomada em reunião da governança do Tecnosinos.

Estratégico

"O plano estratégico de expansão do Tecnosinos já está há bastante tempo na pauta da instituição", recorda o prefeito. "A Prefeitura tem total interesse em estimular empreendimentos inovadores e geração de oportunidades de trabalho de alto valor, mas com ação em âmbito local de aumento de arrecadação e estímulo à educação superior. Esta área, além de acessível permitirá menos impacto ambiental", destacou Vanazzi.

Governança

A governança do Tecnosinos é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo.

No início de março deste ano, foi formalizado o novo Conselho de Gestão do Tecnosinos. Uma das principais metas é a ampliação do Tecnosinos. Atualmente, o Parque Tecnológico São Leopoldo conta com 110 empresas nacionais e internacionais, sendo que seis países estão representados no local, além do Brasil.

Na época de formalizado do novo Conselho de Gestão, o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, destacou que "há um projeto e tratativas para a expansão na área do Horto Florestal. Isso já vem ocorrendo há algum tempo. O assunto também será tratado pelo novo Conselho de Gestão. Queremos expandir o Tecnosinos não só no tamanho, mas na qualidade, com atração de empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento, pois somos um parque científico e tecnológico". Ressaltou ainda que a gestão quer "um parque ainda maior, com mais empresas âncoras e também startups internacionais que queiram operar no Brasil e América Latina".

Ontem, o gestor executivo foi procurado pela reportagem, mas não houve retorno até o fechamento da edição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual