Publicidade
Notícias | Região IMPACTO

Greve cancela voos com destino a Porto Alegre nesta segunda-feira

Paralisação de pilotos e comissários teve início pela manhã. Passageiros podem consultar status de voos em painel digital da Fraport

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 19.12.2022 às 16:57 Última atualização: 19.12.2022 às 17:14

A paralisação de pilotos e comissários que teve início na manhã desta segunda-feira (19) tem provocado o cancelamento de viagens pelo País. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ao menos cinco voos foram suspensos. Dois deles deveriam sair de Congonhas, em São Paulo, nesta tarde; e o terceiro, de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Ainda no fim da manhã, os três acabaram cancelados. 

Latam confirmou cancelamento de voos devido à greve
Latam confirmou cancelamento de voos devido à greve Foto: Philippe Masclet/Masterfilms

Procurada pela reportagem, a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo voo partindo de Santa Cruz, afirmou que não vai se manifestar sobre o tema. Já a Latam, encarregada de um dos voos que sairiam de Congonhas, confirmou que o motivo do cancelamento foi a greve dos funcionários. (Leia a nota abaixo). A Gol Linhas Aéreas, incumbida do segundo voo cancelado em São Paulo, não se manifestou até a publicação desta reportagem. 

Segundo a Fraport, empresa que administra o aeroporto de Porto Alegre, eventuais atrasos e/ou cancelamentos podem ser consultados em painel digital, atualizado em tempo real. Por volta das 16h30, outros dois voos da Gol, previstos para esta noite, apareciam na plataforma como 'cancelados'.

Paralisação

A greve, que começou hoje e deve se estender pelos próximos dias, foi aprovada por pilotos e comissários na última quinta-feira (15). Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a paralisação pode atingir somente 10% dos funcionários das empresas aéreas.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tripulantes uniformizados se reuniram no saguão desde pouco antes das 6 horas da manhã, em reivindicação por melhores salários. Outra demanda da categoria é que as empresas aéreas respeitem os horários de descanso de pilotos e comissários.

Nota da Latam

"Em relação à greve dos aeronautas, a LATAM informa que sua operação encontra-se normal, tendo tido apenas alguns impactos pontuais em alguns voos com saída na manhã de hoje (19/12).

Este movimento está relacionado à negociação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e não da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da LATAM.

Mesmo assim, a companhia pede para que os passageiros verifiquem o status do seu voo em latam.com (https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status).

Os passageiros com voos afetados pela greve poderão remarcar gratuitamente seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso de seus bilhetes. Em paralelo, passageiros afetados por atrasos receberão todas assistência prevista pela legislação em vigor.

A companhia ressalta que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas desde o início de setembro para construção do ACT e aguarda convocação de Assembleia pelo Sindicato para votação pelos tripulantes da LATAM."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual