Publicidade
Notícias | Região

Transporte coletivo tem alterações em Campo Bom

Passagem integrada passa a vigorar e gera alterações de horários

Por Susi Mello
Publicado em: 20.12.2022 às 03:00


O primeiro dia do novo sistema do transporte coletivo de Campo Bom foi marcado por dúvidas. Desde ontem, os passageiros passaram a contar com novas linhas, mais horários e passagem integrada, no qual é possível usar dois ônibus pagando o valor de uma tarifa, desde que o segundo embarque ocorra em até uma hora após o desembarque.

Sobre o sistema integrado, para chegar a todos os bairros, os trajetos dos ônibus são majoritariamente do Centro/bairro, retornando ao Centro, onde é possível embarcar mais uma vez para outro bairro. As linhas podem ser consultadas no site da Prefeitura. O valor atual da passagem é R$ 3,90.

Usuários de coletivos, entrevistados pela reportagem do Jornal NH na manhã de segunda-feira, relataram que não sabiam muito sobre as mudanças e que iriam se informar no decorrer da semana.

A industriária Maria Idalina Prestes, 41, ao ficar sabendo pela reportagem da passagem integrada demonstrou interesse em ter seu cartão de passagem. "Mas onde comprar?", questionou.

Já a auxiliar de almoxarifado, Catieli Vargas, 26, não compreendeu a nova tabela do transporte coletivo, pois os horários mudaram muito e o local de embarque também foi alterado. Ela recebeu na sexta-feira a lista dos novos horários e acredita que as mudanças também vão afetar muito a rotina de colegas.

Moradora do bairro Operária, ela trabalha no bairro 25 de Julho, mas o local onde ela pegava ônibus não aparece na listagem. Além disso, o horário das 6h17, que possibilitava chegar a tempo no trabalho, não existe mais, tendo o transporte apenas a partir das 6h45. Momentaneamente não há problema, porque está em férias, mas até o retorno - em 3 de janeiro - precisa verificar como ficará. Além do mais, com a mudança de uma unidade da empresa para o Centro outros funcionários também vão ter que buscar informações.

Já a comerciária Diulia Almeida, 18, também não sabia qual seria o ponto de ônibus que teria que embarcar, a partir desta terça-feira. Diulia mora no bairro Santo Antônio e pega a linha para o Centro, onde trabalha em uma loja. "Vai mudar a rota", comentou ela, que pegava o ônibus na Rua Helmuth Senguer, e agora terá que se deslocar, mas ainda não sabia o local.

Novas possibilidades

A prefeitura informa que o sistema integrado tem o objetivo de permitir novas possibilidades de deslocamento aos passageiros, ir até bairros para onde não há linha direta, sem precisar pagar a mais por isso. Para chegar a todos os bairros, os trajetos dos ônibus saem do Centro, indo até o bairro e retornando ao Centro, onde é possível embarcar para outro bairro.

Dúvidas de usuários

Maria Idalina Prestes - Onde comprar cartão de passagem?

Prefeitura: Para fazer ou recarregar o cartão de passagem, é só ir até o escritório da Stadtbus em Campo Bom, junto ao Posto Shell, na Avenida Brasil, 5.005. Para mais informações, o telefone é o (51) 3134-8478 e o e-mail é campobom@stadtbus.com.br. No entanto, na manhã desta segunda-feira, o escritório estava fechado com um aviso na porta relatando problemas técnicos, retornando à tarde.

Catieli Vargas - Os horários mudaram muito e o local de embarque também foi alterado. Como as pessoas podem acessar os horários e o local de embarque?

Prefeitura: As novas linhas, seus trajetos e horários estão informadas no site da prefeitura de Campo Bom, neste link: https://bit.ly/3FHhA5D.

Diulia Almeida - Como saber onde pegar o ônibus, já que algumas linhas mudaram o ponto?

Prefeitura: Os trajetos das novas linhas estão publicados no site da prefeitura. Os links abaixo mostram os trajetos do transporte. Todos os pontos de ônibus nestes trajetos são válidos. Acesse nos links https://bit.ly/3hKpFyu ou https://bit.ly/3FHhA5D.

Mais um ônibus

O contrato emergencial do transporte coletivo está em vigor desde 2021. Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, agora houve apenas uma mudança de linhas e horários, além da adoção do sistema integrado. Para isso, o número de coletivos foi ampliado de oito para nove, por conta do aumento de itinerário e de novos horários 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual