Publicidade
Notícias | Região EM BUSCA DE RECURSOS

Campeã estadual de xadrez pede auxílio para participar de torneio em Florianópolis

Com apenas 15 anos, moradora de Novo Hamburgo está em busca de garantir sua vaga em um dos maiores torneio do País

Por Júlia Taube
Publicado em: 21.12.2022 às 21:16 Última atualização: 21.12.2022 às 21:28

Memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões são algumas das habilidades necessárias em partidas de xadrez e são características que a jovem Fernanda Luize Silver, 15, tem de sobra. Moradora de Novo Hamburgo, a campeã estadual do esporte está em busca de garantir a sua participação no Floripa Chess Open, um dos maiores torneios do esporte do Brasil. Para isso, ela conta com a ajuda de empresas e da comunidade para que consiga juntar os recursos necessários para custear sua ida ao campeonato. O torneio será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, de 20 a 29 de janeiro de 2023.

Fernanda está em busca de patrocínio para participar de campeonato em Florianópolis
Fernanda está em busca de patrocínio para participar de campeonato em Florianópolis Foto: Júlia Taube/GES Especial
A estudante está em busca de patrocínios para conseguir subsidiar passagens, hospedagem e a inscrição na competição. Somente a inscrição custa R$ 440, e ela estima precisar de R$ 5 mil para subsidiar toda a sua participação. “É um campeonato internacional. São, mais ou menos, 500 pessoas que jogam. E tem grandes mestres, que são profissionais do jogo. São competidores do Brasil e de outros lugares do mundo também, como Estados Unidos e Argetina”, conta.


Fernanda descobriu o xadrez aos 12 anos e, desde então, não parou mais. Ao todo, em três anos, ela já participou de 10 campeonatos, entre eles, os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) em 2021, competição em que conquistou o primeiro lugar na modalidade xadrez online.

Ainda sem ter a sua ida garantida, a jogadora não deixa de manter uma rotina de preparação. Além dos treinos no tabuleiro, ela afirma que estuda para poder se aperfeiçoar no jogo. “Tem vários livros com conteúdos ensinando sobre as partes do jogo. Eu estudo sobre abertura, repertório, estratégia e tática, principalmente”, afirma. A expectativa com o campeonato de Florianópolis é conseguir uma das vagas disponibilizadas para os 50 melhores colocados de participar da final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez 2023.

Torneio de 250 anos de Porto Alegre, em maio de 2022
Torneio de 250 anos de Porto Alegre, em maio de 2022 Foto: Acervo pessoal/Fernanda Silver

Como apoiar a enxadrista

Para poder participar da competição, Fernanda conta com o auxílio de empresas e da comunidade. Para saber como ajudar e obter mais informações, o contato pode ser feito por meio dos telefones: (51) 99989-2719 ou (51) 99277-9455.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual