Publicidade
Notícias | Região TEMPO

Granizo e vendaval causam quedas de árvores e destelhamentos em São Francisco de Paula

Defesa Civil distribuiu mais de 180 metros de lona até o final da manhã desta segunda-feira (26). Temporal ocorreu no final da tarde de domingo

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 26.12.2022 às 13:07 Última atualização: 26.12.2022 às 15:10

Um temporal com queda de granizo e forte ventania atingiu São Francisco de Paula, na Região das Hortênsias, no final da tarde de domingo (25). Por volta das 17 horas, pedras de gelo surpreenderam moradores após um dia de calor, onde as temperaturas chegaram próximas dos 30 graus. Com a tempestade isolada, houve quedas de árvores e registros de destelhamentos de casas.

Queda de granizo foi registrada em São Francisco de Paula
Queda de granizo foi registrada em São Francisco de Paula Foto: Divulgação/Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros do município atuou em retiradas de árvores de grande porte, que caíram sobre postes, cercas e muros. Já a Defesa Civil entregou mais de 180 metros de lonas para 25 residências que foram destelhadas ou sofreram avarias devido ao tamanho do granizo. 

Confira imagens do temporal:

Em Gramado, bloqueio na RS-235

Em Gramado, na RS-235, o quilômetro 33 foi bloqueado nos dois sentidos por volta das 19h30 de domingo, após queda de árvores na localidade. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o trânsito precisou ser desviado pelo bairro Pórtico, até a remoção da vegetação, que ocorreu às 20h30, pelo Corpo de Bombeiros do município. Após o trabalho dos agentes, as pistas foram liberadas. 

Queda de árvores na RS-235, em Gramado
Queda de árvores na RS-235, em Gramado Foto: CRBM

Chance de novos temporais

Este foi o quarto episódio de tempo severo na região de São Chico, com a presença de granizo e forte ventania, apenas em 2022. A MetSul Meteorologia alerta que novos temporais podem acontecer em toda a metade Norte do Rio Grande do Sul até o meio desta semana, com risco agravado entre terça (27) e quarta-feira (28). 

Isso porque a instabilidade, provocada por uma frente fria de deslocamento lento, encontra um centro de baixa pressão que atua junto ao Estado, aumentando a probabilidade de tempestades. A chuva, inclusive, deve ocorrer de forma irregular, porém forte em alguns pontos. A instabilidade será maior entre a tarde e a noite. Antes, sensação de abafamento pode predominar.

A partir de quinta-feira (29), uma massa de ar seco e de alta pressão começa a entrar no Estado, o que trará uma sequência de dias de tempo aberto. Assim, o final de 2022 deverá ser de sol e, até mesmo, máximas mais altas, chegando a 33 graus na região da Serra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual