Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Há 12 anos, menina salva pelos bombeiros faz homenagem aos soldados no Natal

Em 2009, ação rápida dos bombeiros de São Leopoldo salvou a vida da pequena Rafaela, então com oito meses durante uma convulsão; desde 2010, data é lembrada com bolo

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 26.12.2022 às 12:43 Última atualização: 26.12.2022 às 12:55

Há 13 anos, o Natal na casa da família Matte ganhou um sentido ainda maior de gratidão. Em 2009, na manhã do dia 25 de dezembro, a caçula Rafaela, então com oito meses, teve uma convulsão em casa. Desesperados com a situação, os pais, moradores do bairro Vila Nova, em São Leopoldo, buscaram ajuda dos bombeiros no salvamento da criança. No batalhão, soldados plantonistas prestaram os primeiros socorros e transportaram a bebê de ambulância até o Hospital Centenário. A ação rápida garantiu com que Rafaela sobrevivesse sem sequelas ao episódio.

Rafaela, hoje com 13 anos, foi salva quando era um bebê de oito meses
Rafaela, hoje com 13 anos, foi salva quando era um bebê de oito meses Foto: Acervo pessoal
 

“Ela ainda precisou ficar alguns dias internada. Depois descobrimos que o que ela havia tido era uma convulsão febril. Foi este primeiro atendimento que salvou a vida da minha filha. Nosso Natal passou a ter muito mais significado depois deste fato”, recorda a mãe de Rafaela, a professora Elaine Machado Matte.

Segundo ela, como forma de agradecimento pelo socorro e apoio prestado pelos bombeiros, a partir de 2010 todo o dia 25 de dezembro a família leva bolo e refrigerante aos soldados de plantão. “Já virou uma tradição. É uma forma de agradecermos ao trabalho deles, que não tem preço. Só quem já precisou deste serviço sabe como é. A Rafaela sempre diz que pretende continuar levando bolo aos bombeiros mesmo quando estiver adulta“, comenta, Elaine.

A relação de amizade que se formou fez com que no ano passado, fosse Rafaela a homenageada. No dia do aniversário, em 12 de abril, a adolescente recebeu a visita dos seus heróis durante sua festa em casa. “Eles fizeram uma surpresa para ela e foram com os caminhões até a nossa casa”, recorda a mãe da menina.

Tenente do Corpo de Bombeiros responsável pela parte operacional no quartel de leopoldense, Deise Tecca, conta que a corporação se sente “extremamente grata pela lembrança e reconhecimento" da família. “Embora nunca o estejamos esperando”, frisa. “Atos como a família da Rafaela nos fazem relembrar a importância da nossa missão e amenizam a distância da família nas datas comemorativas nos nossos plantões, pois percebemos que de certa forma muitas vezes conseguimos fazer a diferença”, avalia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual