Publicidade
Notícias | Região INTENSIFICOU

Aumenta movimento em direção ao litoral e mais de 100 carros passam por minuto pela free way

CCR ViaSul, concessionária responsável pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha, estima que 76 mil veículos usem a BR-290 nesta quinta-feira (29)

Por Nadine Funck
Publicado em: 29.12.2022 às 18:06 Última atualização: 29.12.2022 às 21:29

O trânsito começou a se intensificar por volta das 18 horas desta quinta-feira (29) na free way (BR-290), em direção ao litoral. No horário, os pedágios de Santo Antônio da Patrulha e de Gravataí registravam 108 carros por minuto. O fluxo seguiu movimentado às 21h20, quando Santo Antônio da Patrulha registou 43 veículos por minuto e Gravataí, 59. Até o momento, os pedágios contabilizavam 110.695 automóveis.

 A concessionária prevê que cerca de 540 mil veículos trafeguem pela free way nos dois sentidos entre quarta-feira (28) e a próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro. 

Movimento na free way se intensificou na tarde desta quinta-feira
Movimento na free way se intensificou na tarde desta quinta-feira Foto: CCR Via Sul
Rodovias estaduais

Os dados das rodovias estaduais, disponibilizados pela EGR, estavam fora do ar desde as 18 horas desta quinta-feira (29). Por volta das 16h30, na praça do pedágio na RS-474, em Santo Antônio da Patrulha, passavam quatro veículos por minuto no sentido da free way a Taquara. No lado oposto, seis.


Em Campo Bom, na RS-239, dez veículos passavam por minuto no sentido a Sapiranga, e nove no sentido a Estância Velha. Já em Portão, na RS-240, 15 veículos passavam por minuto.

Em Três Coroas, na RS-115, no sentido à Serra, passavam cinco veículos por minuto, e sete no sentido oposto. Na RS-235, em São Francisco de Paula, no sentido à Canela, passavam três veículos em ambos os sentidos.

Liberação do acostamento

Como se tornou tradicional durante o período de festas de fim de ano, o acostamento da free way deve mais uma vez ser usado para garantir o fluxo de veículos. Os parâmetros para a liberação da chamada "quarta faixa" serão aqueles já conhecidos por motoristas, quando o acúmulo de veículos forma um gargalo em direção às praias. O limite máximo será de 70 km/h na quarta faixa. Quando autorizada, é feita do quilômetro 1,5 (Osório) ao 75 (Gravataí), por meio de sinalização com painéis piscantes e placas indicativas às margens da rodovia, além de mensagens nos painéis eletrônicos (PMVs) da Concessionária, com orientações aos motoristas sobre como proceder.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual