Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Mutirão vai realizar 400 cirurgias de cataratas em Esteio

Fila de espera pelo procedimento é de 454 pessoas, uma demanda represada pela pandemia de Covid-19

Publicado em: 14.03.2023 às 16:35 Última atualização: 15.03.2023 às 10:07

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Esteio deu início, na manhã desta terça-feira (14), a consultas pré-operatórias para a realização de 400 cirurgias de catarata. O procedimento, que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mas também é realizado pela SMS desde setembro de 2017, atualmente tem fila de espera de 454 pessoas.

Vilma fez a consulta pré-operatória para realizar a operação até o início de maio
Vilma fez a consulta pré-operatória para realizar a operação até o início de maio Foto: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio

A grande demanda represada se deve à pandemia de covid-19, que por muito tempo fechou blocos cirúrgicos, impossibilitando a realização de exames, cirurgias e, até mesmo, de consultas eletivas, nas redes pública e privada. Tanto o pré-operatório quanto as intervenções serão realizadas no Hospital São Camilo por profissionais da Barcelos e Rios Consultoria Médica. A SMS está investindo R$ 393,7 mil no projeto.

Procedimento

Uma das beneficiadas com o chamado “mutirão de cirurgias” é a aposentada Vilma Silva dos Santos, 74 anos. Em março de 2021, ela fez um exame no Grupo São Pietro Saúde, em Canoas, contratada pela SMS para oferta de consultas e operações oftalmológicas, que constatou a necessidade de operação. O procedimento foi autorizado pelo setor de Regulação da SMS no final daquele ano, mas não pôde ser realizado em função do agravamento da crise sanitária provocada pelo coronavírus. Na semana passada, a moradora do bairro Santo Inácio recebeu uma ligação da SMS informando a data para a consulta pré-operatória. “Estou com boa expectativa agora. Preciso desta cirurgia, pois estou com muita dificuldade de enxergar, e também tenho dor, principalmente no olho esquerdo”, relatou a viúva, que foi informada que deve ser chamada para a operação entre final de abril e início de maio.

O mutirão se junta às cirurgias que são feitas no Grupo São Pietro Saúde. Somente no ano passado, a clínica realizou 175 operações de catarata, autorizadas pela SMS, que investiu R$ 135 mil nos procedimentos

Fluxo

O primeiro passo para o morador de Esteio ser operado da catarata é fazer uma consulta na unidade básica de saúde (UBS) de referência (aquela mais perto da sua casa). A própria UBS é responsável por agendar uma consulta com oftalmologista na clínica particular. Constatada a necessidade de cirurgia, a clínica faz a solicitação diretamente com o setor de Regulação da SMS, que chama o paciente para as consultas, exames e procedimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual