Publicidade
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Sapiranga terá sua primeira escola pública bilíngue

Projeto será implementado ainda neste ano EMEF Maria Emília de Paula

Publicado em: 18.03.2023 às 11:43 Última atualização: 18.03.2023 às 11:55

Foi pela voz da coordenadora do currículo bilíngue da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Luciana Brentano, que veio o anúncio de que Sapiranga implementará, ainda neste ano, o ensino bilíngue na rede municipal de ensino. A primeira experiência vai acontecer na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Emília de Paula com os estudantes do jardim.

Escola Bilíngue Sapiranga - Luciana Brentano
Escola Bilíngue Sapiranga - Luciana Brentano Foto: Eduardo Amaral/GES Especial


O anúncio foi feito durante a abertura do 2° Simpósio Internacional em Educação Bilíngue (SIEB), na noite desta sexta-feira (17), evento promovido pela instituição que também será a responsável por dar apoio à rede pública na implementação do ensino bilíngue. Em sua fala, Luciana destacou o fato de o poder público ter buscado a IENH para dar suporte à introdução do novo modelo de ensino. “Estamos muito felizes com essa parceria e agradecemos a confiança no nosso pessoal para fazer esse projeto acontecer.”

Presente ao evento, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, estava nas primeiras fileiras da plateia quando o anúncio foi feito. Ela destaca que o ensino de inglês, idioma escolhido para dividir com português as aulas, já é ensinado na rede municipal. "O que muda é que 50% do conteúdo será na língua materna e de 30 a 50% será em inglês, tudo alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)."

A expectativa da secretária é que até o meio do ano as capacitações, que serão realizadas pela IENH, estejam concluídas. "A gente pensou em fazer uma parceria com eles e realizar isso esse ano, capacitando toda a escola para introduzir a educação bilíngue", afirma ela explicando que uma ampliação do projeto para outras escolas da rede dependerá dos resultados aferidos nesta na EMEF Maria Emília. 

Luciana explica que a IENH vai trabalhar auxiliando na elaboração do currículo bilíngue da escola de Sapiranga, escolha feita pela experiência institucional neste tipo de ensino. "A IENH irá promover a formação linguística e teórica para os professores que atuarão neste projeto e palestras para as famílias da comunidade. O currículo será personalizado pela IENH, em constância com a BNCC." Ela ressalta o desejo da instituição privada em contribuir com a educação pública. "A IENH deseja contribuir na formação pública do nosso Estado, para tanto, junto com a prefeitura de Sapiranga, anunciamos a escola pública de línguas de prestígio do Rio Grande do Sul. A educação pública brasileira precisa contemplar a escola pública bilíngue para que possamos ter uma nação bilíngue e qualificada para os desafios do século 21."


 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual